Seguidores

quinta-feira, 5 de julho de 2007

PROJETO EDUCACIONAL BUSCA DESPERTAR O PRAZER PELA LEITURA



Foto: Cláudio Roberto/2006
Considerando que o incentivo à leitura é primordial ao desenvolvimento humano, a Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Gurupi, no Estado de Tocantins lança o Projeto Quem conta um conto... aumenta um ponto, nas escolas da rede municipal de ensino, com o objetivo de desenvolver o prazer pela leitura e transmitir esse gosto para outras crianças.

A secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Ribeiro Lima Cezar, disse esperar com este propósito, fazer da leitura uma atividade prazerosa, fonte de aprendizagem e amadurecimento, que incite o senso crítico dos alunos e os levem à reflexão e, conseqüentemente, à maneira mais adequada de se expressar, pois acredita que quando a garotada lê bem (e compreende o que lê) tem mais chance de sucesso.

As ações contidas no projeto serão executadas pelas escolas durante todo este ano, e uma delas, será desenvolvida no próximo dia 20 de abril, quando se comemora o Dia do Livro.

ESTATÍSTICAS

Os dados estatísticos apontam uma triste realidade: as crianças de sete anos que cursaram as classes de alfabetização estão ingressando na primeira série regular sem terem despertado para o prazer da leitura. Não é só isto, cerca 50 % dos alunos que concluíram a quarta série e participaram do SAEB (Sistema da Avaliação do Ensino Básico ), não sabem ler, apenas decifram códigos lingüísticos , sendo incapazes de interpretar um texto simples.

Para a secretária de Educação, esta constatação é triste e preocupante, porém, ressalta que não podemos esquecer que a tarefa de formar bons leitores é uma responsabilidade nossa, enquanto pais e educadores.

“É fundamental aos professores que estão trabalhando com essas crianças tenham consciência do valor da literatura infantil na alfabetização”, afirma a secretária. O observa que se a criança for incentivada na idade adequada e se fizermos da leitura um momento mágico e prazeroso, utilizando o universo das historias infantis, a criança será transportada para um mundo encantado e ao mesmo tempo real e estará desenvolvendo a linguagem , o raciocínio, a imaginação, a auto-estima, a interação social e principalmente estará despertando para a leitura.

GANHANDO O MUNDO
A criança que ouve historias, seja contada, lida ou dramatizada, que tem contato com livros, revistas, fantoches, fantasias, cartazes ou seja , que participa de um ambiente alfabetizador criado pelos pais, parentes e professores, automaticamente estará sendo incentivada a ler, recontar e criar historias e terá muito mais chance de se apaixonar pela leitura.

“Assim a alfabetização não será um processo doloroso, mas prazeroso. Ser um bom leitor não será uma imposição, mas uma opção. Criar não será difícil, pois a mente estará cheia de idéias. Então a criança levará as historias para fora da sala de aula e ganhará o mundo contando os contos e aumentando os pontos. E nós estaremos mudando a triste realidade”, conclui a secretária.

Nenhum comentário: