Seguidores

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Toim Ceguim é imortalizado em crônica de antologia nacional


Comunico aos leitores que com a crônica Proezas de Toim Ceguim, estou representando do Estado do Tocantins na antologia literária Seleta de Crônicas - Edição Especial 2011.

A obra acaba de ser lançada no Rio de Janeiro, pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores (CBJE) e que reúne trabalhos 55 autores de vários Estados.
Para quem não sabe ainda, Toim Cequim é um personagem típico de Gurupi, cujo nome de batismo é Antônio Sales Coutinho. Apesar de ser deficiente visual (ele possui apenas 5% da visão),Toim que chegou a concluir o segundo grau numa escola pública de Gurupi, tem uma memória prodigiosa e consegue a proeza de decorar os números de telefones de quase toda a da cidade.

Em minha crônica relato o dia em que fui homenageado pela Câmara de Gurupi com o Título de Cidadão Gurupiense, fato ocorrido em 1998.

Todos ficaram surpresos, quando, no início da sessão solene, o presidente da Casa chamou o Toim Ceguim para “ler” um texto bíblico.

Toim não se fez de rogado: subiu à tribuna, manuseou a Bíblia como se estivesse procurando um determinado Salmo, e “leu” o texto com boa fluência verbal, para o espanto da platéia. Só depois ficamos sabendo que Toim havia decorado o texto com bastante antecedência.

Um comentário:

Camilo Irineu Quartarollo disse...

Zacarias,
como faço para adquirir sua obra? Passeei pelo seu blog, rico em letras, imagens e sons e recordo-me que seu nome tem há ver com o nascimento de João Batista, o zacarias biblico não voltou a falar até que consentiu que o nome da criança fosse o que o anjo indicou. Talvez não falasse tão bem quanto vc, mas me lembrou.
Abç e fico feliz pelos eventos nessa terra daí de cima.
Camilo Irineu Quartarollo