Seguidores

domingo, 1 de maio de 2011

SARAU - Cordel domina noite literária em Gurupi

O escritor Zacarias Martins participou com recital de poesias (Foto Iron Júnior)

EVENTO DO SESC LER MOSTROU TRABALHOS DO PROJETO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

DEBORA CIANY

GURUPI – CORRESPONDENTE

O Centro de Atividades do Sesc Ler de Gurupi promoveu uma movimentada programação cultural, na noite da última quinta-feira, quando aconteceu a 2ª edição do Sarau Literário. Este ano o evento teve como tema Cordel e o Cantador, servindo também, para mostrar o trabalho desenvolvido pelos alunos do Projeto Educação de Jovens e Adultos que estudam naquela instituição. O Sarau Literário contou com apresentação e releitura de cordel, contenda, piadas, músicas nordestinas, repentes, dança, adivinha, trava língua e teatro.

Presença especial foi a do convidado Zacarias Martins. O poeta e ativista cultural que fez um recital de seus poemas e falou um pouco sobre as peculiaridades da literatura de cordel e suas influências na cultura popular.



Aprovado

Autor de sete livros, dos quais, seis de poesias, Zacarias Martins parabenizou o Sesc Ler pelo uso da literatura de cordel como ferramenta pedagógica de incentivo ao hábito da leitura e à produção textual dos alunos. "A literatura de cordel facilita o ensino-aprendizagem ao mesmo tempo em que estimula a criatividade literária dos alunos", enfatizou.

A opinião de Martins também é compartilhada pela coordenadora pedagógica do Sesc Ler de Gurupi, Mara Lúcia Tavares. "Foi plenamente atingido o objetivo desse projeto que é o de proporcionar o conhecimento, a criação e a expressão artística, por meio da literatura de cordel da região, ou da cultura regional do aluno, a fim de conseguir um melhor desempenho na produção e compreensão dos textos que circulam na escola", explicou.



Acervo

Como parte da programação do sarau, foi festejada também a ampliação do acervo da biblioteca do Sesc Ler de Gurupi, que foi totalmente informatizada e hoje conta com mais de três mil títulos em seu acervo, entre livros dos mais variados gêneros, com destaque para aqueles de cunho literário infantil e adulto, além de jornais e revistas, DVDs e CDs.

Publicado no Jornal do Tocantins - Caderno Arte & Vida - Edição de 01.05.2011

Nenhum comentário: