Seguidores

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Zefinha Louça é homenageada durante Café Literário realizado em Gurupi

Zefinha recebeu homenagens dos amigos

Zacarias Martins e Zefinha Louça durante o Café Literário



A escritora e poetisa Zefinha Louça foi a primeira homenageada no Café Literário, desenvolvido por professores universitários e intelectuais de Gurupi. O projeto piloto do evento aconteceu no domingo, 29, no período da tarde, na Pizzaria Santo Canto, centro da cidade. Também aconteceram apresentações musicais e recital de poesias de Zefinha Louça.

O escritor regionalista Juarez Moreira Filho, autor homenageado da FLIT – Feira Literária Internacional do Tocantins, na 7ª edição do Salão do Livro, veio especialmente de Porto Nacional, onde reside, para apoiar o evento. “Gostei muito desse Café Literário, a iniciativa é louvável e, por isso mesmo, merece ter continuidade”, afirmou Moreira Filho.

Para a professora Wellitania Oliveira o trabalho de Zefinha Louça engrandece a Literatua Tocantinense e, por isso mesmo, deve ser alvo de permanente estudo por parte de pesquisadores, professores e alunos. “Precisamos valorizar os talentos de nossa terra. O Café Literário que começa com Zefinha Louça terá continuidade com outros autores tocantinenses e deve acontecer pelo menos uma vez por mês”, ressaltou Wellitania.

Já Zefinha Louça, emocionada, disse que ficara encantada com essa homenagem, principalmente pela oportunidade de reunir num só evento, pessoas que lhe são muito queridas, e que, igualmente como ela, cultivam o amor à literatura.
O poeta e professor universitário Fabiano Donato discorreu sobre a obra de Zefinha e, especial, de seu livro de poesias “Matizes”. Para Donato, a produção literária de Zefinha Louça amadureceu, ficou mais consistente e o resultado desse trabalho é o surgimento de belas páginas poéticas. Finalizando, Donato fez questão de nominar Zefinha Louça como a Grande Dama da Poesia Tocantinense

Quem também fez quesão de levar um abraço especial à autora foi o poeta e ator Vinícius Martins, lembrando a importância de Zefinha Louça na sua vida. Martins disse que foi brindado com o prefácio de Zefinha louça no seu primeiro livro. E ressaltou: “Ela sempre me incentivou a escrever. Portanto, esta homenagem à Zefinha, é um merecido reconhecimento público por sua importante contribuição no movimento literário do Tocantins”.

SOBRE A AUTORA

Josefa Louça da Trindade, mais conhecida por Zefinha Louça, nasceu no município de Dianópolis, no sudeste do Estado É formada em Estudos Sociais pela UFG, em pedagogia pela UNIRG e Pós Graduada em Língua Portuguesa pela ASOEC de São Gonçalo (RJ). Pertence a Academia Tocantinense de Letras, bem como, à União Brasileira de Escritores (UBE-GO). Têm os seguintes livros publicados: Fatos em Versos, Momentos Poéticos, Matizes (poesias), Turiscultura-Viagens pelo Brasil (crônicas), Os Prathes (história) e Álbum de Viagens, livro que se originou de relatórios das viagens realizadas pela autora.

Nenhum comentário: