Seguidores
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
sábado, 17 de dezembro de 2011
Documentário sobre poeta de literatura de cordel será lançado em Gurupi
TRAJETÓRIA
A história de Palmares é cheia de grandes desafios que ele enfrentou até atingir várias conquistas. Era analfabeto, mesmo assim, declamava seus versos para que alguém escrevesse e, dessa forma, registrasse seu trabalho num caderno. Em 2004 matriculou-se num curso de alfabetização que era realizado em parceria com o Sesi e um programa de extensão do Centro Universitário UnirG. Aprendeu a ler e escrever e, depois deu prosseguimento a seus estudos. Neste ano colou grau pela UMA – Universidade da Maturidade, em Gurupi, e agora faz pós-graduação.
Palmares é autor de nove livros, todos de literatura de cordel, nas mais diferentes temáticas, que vão da questão da defesa do meio ambiente, passando por vaquejadas e, até, histórias infantis. Os CD gravados já somam sete, nos ritmos de forró, xaxado e baião. Nos dois últimos trabalhos, ele inovou por causa da religião evangélica que abraçou. As músicas foram gravadas em ritmo de forró gospel.
"Gostei imensamente de produzir esse documentário" |
domingo, 11 de dezembro de 2011
O ANIVERSÁRIO
o tão esperado dia
de quem comigo ficou
na tristeza e na alegria.
Jamais vi nada igual.
Ela é tão faceira,
- não é brincadeira -
é muito especial.
e eu a entendo, também.
Ao tocar-lhe suavemente
ela fica comovente
e se sente tão bem.
no seu aniversário
Eu seria um salafrário
Se nada falasse
Para comemorar esse dia.
Você é a minha rainha.
Eu amo tanto você.
Minha eterna enamorada.
Minha máquina de escrever!
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
ATM lança obra literária da escritora Belinha Neves
Belinha |
vida e nos levar a refletir sobre o amor e suas várias faces. No
decorrer da literatura, a autora ensaia vôos para se desligar do concreto
da vida e evadir-se no território da poesia. É uma obra cheia de
lirismo e de inquietação, contradição que espelha nosso momento histórico.
domingo, 4 de dezembro de 2011
Festival Aberto de Poesias movimentou a cidade de Araguaína
sábado, 3 de dezembro de 2011
Cantor e poeta Palmares lança livros de cordel e CD em Gurupi
Palmares: novos trabalhos na praça |
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Escritor José Maciel de Brito é homenageado no Café com Letras
José Maciel (ao fundo) foi o homenageado do Café com Letras |
sábado, 26 de novembro de 2011
COMEMORAÇÃO - Academia Gurupiense de Letras completa 12 anos
Primeira instituição do gênero a ser fundada numa cidade do interior tocantinense, a Academia Gurupiense de Letras foi criada em 30 de novembro de 1999, por iniciativa dos escritores Zacarias Martins e Gil Correia. Atualmente conta com um quadro de membros efetivos, composto por 40 cadeiras, das quais, 26 estão ocupadas por escritores de Gurupi. Possui ainda, o quadro de membros correspondentes, destinado a escritores de outras cidades do Tocantins, do Brasil ou mesmo do exterior, e que tenham se destacado no fazer literário.
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
sábado, 5 de novembro de 2011
Suely Rocha lança novo livro de poesias
Mas o que vem a ser poesia de fato? Poesia, na verdade, é uma exteriorização de sentimentos. Se o texto não tem sentimento, não passa de um amontoado de palavras. Por isso, há que se destacar, nesse contexto, o papel primordial da figura da autora que busca sempre nos brindar com belas páginas poéticas.
Suely Rocha já mostrou que tem a poesia correndo pelas veias, sempre escrevendo de forma despojada, porém, impregnada do mais puro sentimento.
Com esse novo trabalho, a autora nos apresenta uma forma diferente de ver o mundo, a partir da ótica de uma operária braçal da palavra, onde, com seus versos diáfanos e cristalinos nos mostra que a vida é muito mais que os nossos olhos possam ver.
PERFIL DA AUTORA
Em meados de 1998, após longa reflexão, decidiu retirar-se da vida religiosa, vindo residir em Divinópolis do Tocantins, onde trabalhou como bibliotecária por dois anos na Biblioteca Municipal Jaime Câmara.
No período de 2001 a 2010, trabalhou na Escola Municipal Isabel Carlos Wanderley, como bibliotecária, desempenhando atividades de incentivo à leitura e no Laboratório de Informática.
Sua estréia no mundo da literatura aconteceu em 2002, quando participou do I Concurso de Poesias e Crônicas Tocantinenses, promovido pela Fundação Cultural do Tocantins, conquistando o segundo lugar com a poesia “O Brasil que eu quero”.
Pela Editora Kelps, de Goiânia (GO), publicou dois livros de poesias: “Asas da Liberdade” (2006) e “Semeando Palavras Colhendo Poesias” (2008). Em 2009, teve sua poesia “Em nome da liberdade” classificada com Destaque no VI Concurso Newton Braga de Poemas, promovido pela Academia Cachoeirense de Letras.
É graduada em Psicopedagogia pelo IGEP (Instituto Gênesis de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), conveniado com as Faculdades FTB e UNICESP de Brasília/D.F , e em Tecnologias em Educação (Lato Sensu), pela Coordenação Central de Educação (CCEAD) da PUC-Rio, (SEED/MEC)
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Academia de Letras de Taguatinga-DF comemora seu Jubileu de Prata
A Academia de Letras de Taguatinga, no Distrito federal (ALT-DF), sob a presidência do escritor Gustavo Dourado (foto), promove, neste sábado, (15/10) solenidade comemorativa ao Jubileu de Prata da instituição. O evento acontece às 19 horas, no Teatro da Praça do Espaço Cultural de Taguatinga, situado na CNB 1 Área Especial 1 - Av. Comercial Norte.
Na oportunidade, haverá o lançamento do Jornal Alternativus-5 e a posse de novos acadêmicos e acadêmicas beneméritas da ALT-DF: Arlete Sylvia, embaixadora Gabriela Garcia,Washington Dourado, deputada Rejane Pitanga, comandante Márcia Stein, Francisco Solimar do Nascimento, Diego Matos Costa, Angelita Fernandes Pereira, Aneir Adriano, Eloisa da Silva Santos, Terezy Godoi, Meireluce Fernandes, Marluce Inês, Martins, Paulo Silva, André Pullig, Leila Maria, Elias Gomes Santana, Fabiana Barbosa, Edir Pina Barros, Rubens Cruvinel, Marcilene Siqueira, Shirlene Rodopoulos, Célia Rios, Antônio Lélis, Jucileide Gadelha, Adriano Brandão, Eileen Guedes Paiva e Mello, Adriano Amaral, entre outros.
Também faz parte da movimentada programação festiva a sessão de autógrafos com o lançamento de livros dos acadêmicos e acadêmicas da ATL-DF:Francisco Solimar do Nascimento, José Ferreira Simões, José Orlando Pereira da Silva, Custódia Wolney, Hélio Soares Pereira, Emanuel Lima, Lúcia Emília, Astrogildo Miag, Pedro Gomes, Pedro Rodrigues, Milhênia, Aydson Cruz, Donato Epifânio, Elias Gomes Santana.