Seguidores

sábado, 3 de dezembro de 2011

Cantor e poeta Palmares lança livros de cordel e CD em Gurupi

CD é o sexto na trajetória musical e segundo no estilo forró gospel
 
Por Débora Ciany

Palmares: novos trabalhos na praça
O poeta e cantor Antônio Farias - que em homenagem à sua terra natal União dos Palmares, no Estado de Alagoas - adotou o nome artístico de Palmares, lança hoje em Gurupi, a 243 km de Palmas, seus mais recentes trabalhos nas áreas musical e literária. O lançamento triplo, dos livros em literatura de cordel, ABC da Criança e Lamentação de um Gato, e do CD A Renovação da Fé, ambos de sua autoria, é promovido pela Academia Gurupiense de Letras (AGL) e pela Igreja do Evangelho Vivo, local escolhido para o evento marcado para às 19h30. O templo fica no Setor Sol Nascente, zona Sul de Gurupi.


O CD autoral já é o sexto na trajetória musical e o segundo incorporado no estilo forró gospel. O álbum traz 14 faixas, sendo a principal A Renovação da Fé, escolhida para batizar o trabalho. "Fiquei animado com o bom resultado do primeiro e resolvi dar sequência ao estilo nesse meu novo CD", disse.


Há três anos Palmares se converteu à religião evangélica e mudou a temática de suas melodias, mas continua fiel ao seu estilo nordestino de ser. Nesse ritmo, o artista já está com tudo pronto para lançar as músicas em DVD.



Literatura em Cordel
 
Com o lançamento destas duas obras em cordel, Palmares chega ao nono livro publicado. As histórias, voltadas ao público infantil, têm caráter lúdico. Lamentação de um Gato narra um divertido conto baseado na história real de um gato abandonado pelo dono de numa chácara onde Palmares trabalhou como horticultor. São 45 páginas sobre a aventura do felino no retorno para a casa. Já ABC da Criança diverte enquanto educa e possui nas 31 páginas o abecedário ilustrado. "Cada letra dialoga com as crianças convidando-as para ir à escola, essa é a mensagem principal que o livro passa; a importância do aprendizado", explica Palmares.



Sobre o Autor
Palmares tem 62 anos e mora em Gurupi desde 1999.  Era analfabeto, mesmo assim, declamava seus versos para que alguém escrevesse e, dessa forma, registrasse seu trabalho num caderno. Em 2004 matriculou-se num curso de alfabetização e aprendeu a ler e escrever e, depois deu prosseguimento a seus estudos. Neste ano colou grau pela Universidade da Maturidade (UMA), em Gurupi.


Palmares publicou anteriormente sete livros, todos de literatura de cordel. Gravou cinco CDs de forró e de músicas infantis, a maioria de sua própria autoria, outras, em parceria com o poeta e jornalista Zacarias Martins.  Recentemente, Martins produziu o vídeo-documentário Palmares - O Cantador de Cordel, no qual retrata um pouco da trajetória desse artista popular.



Serviço


O quê: Lançamento dos livros ABC da Criança e Lamentação de um Gato, e do CD A Renovação da Fé

Quando: Hoje

Horário: 19h30
Onde: Igreja do Evangelho Vivo, setor Sol Nascente 
----------------------------------------------------------------------
 

Nenhum comentário: