Seguidores

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Mais dois projetos culturais do Tocantins são premiados nacionalmente


A Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (MinC,) divulgou no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira feira (23), a relação dos projetos aprovados pelo Edital Pontinhos de Cultura que receberá o aporte financeiro no valor de R$ 30 mil para realização de projetos voltados exclusivamente para a cultura da infância. A Cia de Teatro Sorria Meu Bem (foto), de Gurupi, e a Associação Cultural Chapada dos Negros, de Arraias, foram os únicos representantes do Tocantins que foram premiados pelo edital, que incluiu 300 projetos de todo o país.

Com o projeto “Oficinas Teatrais nas Escolas- Educando com Artes na Comunidade” a Cia de Teatro Sorria Meu Bem, que já é Ponto de Cultura na cidade, conseguiu mais este importante apoio do Governo Federal.

O presidente do grupo, Thomas Batista destaca que com mais esse reconhecimento do Governo Federal, a Cia de Teatro sorria Meu Bem, se consolida ainda mais nesses dez anos de existência, sempre com um trabalho pautado pela promoção das artes, visando alcançar todos os públicos.

Com parte do prêmio o grupo pretende dar continuidade à construção definitiva da sua sede própria que será transformada em Escola de Arte para oferecer aulas gratuitas a crianças e adolescentes em condições de risco social.

Já o ator e produtor do grupo, Vinícius Martins, destaca que liberação desses recursos viabilizará o inicio da construção da sede própria da Cia de Teatro Sorria Meu Bem e irá contribuir, também, para ampliar as ações que hoje são desenvolvidas. “Nosso público alvo serão as pessoas excluídas culturalmente, visto que a Escola de Arte será erguida em um bairro carente de espaços culturais e de projetos de inclusão cultural”, explica Martins.

A Ação

O programa tem como objetivo promover uma política nacional de transmissão e preservação da cultura da infância por meio de ações que fortaleçam os direitos da criança, sensibilizando e capacitando profissionais de instituições públicas governamentais e não governamentais para a implantação ou continuidade de ações lúdicas em espaços denominados "Pontinhos de Cultura".

O Prêmio Pontinhos de Cultura tem como finalidade ainda premiar entidades sem fins lucrativas, legalmente constituídas, e instituições governamentais estaduais, distritais e municipais que atuam com propostas sócio-cultural-artístico-educacionais, que assegurem os direitos das crianças e adolescentes segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Nenhum comentário: