Seguidores

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Zacarias Martins está presente no Almanaque Santo Antônio-2021, da Editora Vozes


 

Por Rodrigo Martins

Publicação campeã de vendas pela Editora Vozes, uma das maiores editoras do país,  o   Almanaque Santo Antônio - 2021, sob a coordenação de Frei Edrian Josué Pasini, traz  colaborações do escritor  e jornalista tocantinense Zacarias Martins, de Gurupi.

O livro é publicado há 44 anos e faz muito sucesso por ser uma espécie de minibiblioteca popular. Zacarias  Martins, que participa da publicação há 29 anos consecutivos informa que no Almanaque, o leitor vai encontrar de tudo um pouco: curiosidades, datas comemorativas, dicas de culinária, noções de ecologia, educação, folclore, passatempo, saúde, além de fatos que marcaram a história brasileira e universal e muito mais.

“Credita-se o sucesso da publicação à sua linguagem lúdica e de fácil assimilação”, explica Martins, ressaltando sentir-se gratificado em participar dessa obra literária por se tratar de uma publicação multitemática, rica em sabedoria científica e popular. “Sempre novo e atual, o Almanaque Santo Antônio é indicado para a família, para o estudante e para o professor”, observa.

Sobre os Almanaques

Zacarias Martins destaca que a cultura de almanaque pode ser uma via facilitadora para a ampliação do conhecimento humano, já que trata de assuntos diversos, apresenta saberes e desperta a sede de curiosidade. “Ao abrirmos um exemplar temos contato com o seu rico conteúdo que nos diz muito em poucas palavras, mostra-nos a direção e nos fala de coisas que auxiliam o nosso modo de viver. Sua utilidade consiste em nos ajudar a ver o mundo na ótica do bom saber, na ética das boas escolha,” explica Zacarias Martins.




sábado, 12 de dezembro de 2020

Avanços na Educação municipal têm o reconhecimento da Câmara de Vereadores de Tocantínia

Durante sessão realizada na noite de sexta-feira (11), pela Câmara de Vereadores de Tocantínia, os alunos da rede municipal de educação  foram homenageados com  uma Moção de Aplausos pela destacada participação no Projeto Leitura Viva colocado em prática pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e que tem por objetivo incentivar o hábito da leitura e da produção textual. O projeto inclui ainda a  produção textual  desses anos num um livro que leva o nome do projeto.

Pelo resultado altamente positivo não só do  Projeto Leitura Viva, mas também, pelo conjunto de ações desenvolvidas ao longo do ano pela  Semed de Tocantins,  bem com, por sua atuação destacada como escritor e poeta,  o professor André Goveia, também foi homenageado com uma Moção de Aplausos.

Iniciativa do  vereador e vice-prefeito eleito próximo pleito municipal,  João Alberto Coelho Machado (PSC), ambas as moções foram aprovadas por unanimidade.

A  solenidade contou com a participação de  representantes dos professores, coordenadores pedagógicos, diretores de escola e o casal Agda e Nilvan de Souza,  representando todos pais dos  alunos autores. O prefeito reeleito Manoel Silvino (SD), também fez questão de prestigiar o acontecimento.

Produções literárias

Na oportunidade, foram apresentados aos vereadores exemplares  os livros  “Leitura  Viva”. Contendo uma  uma coletânea de poesias e mensagens dos alunos e o livro “Leitura Viva na Educação Infantil”, este,  com desenhos representando os cinco direitos de aprendizagem.

Ao fazer  o seu pronunciamento, o  vereador João Alberto destacou que  as Moções de Aplausos para os alunos e para o secretário André Goveia representam um reconhecimento justo e oportuno da evolução da educação no município e do compromisso de todos os profissionais   que atuam na área.

Já o prefeito Manoel Silvino parabenizou os alunos, a educação municipal e o secretário André Goveia pelo lançamento dos livros com a produção dos alunos. Para Silvino,  o secretário escritor educa com seu exemplo, incentivando os alunos a escreverem e a desenvolverem a aprendizagem.

Incentivo aos alunos

Agradecendo  pela homenagem recebida, o secretário  André Goveia disse que estava emocionado  pelo reconhecimento  público do Poder Legislativo  de Tocantínia, não apenas de sua pessoa, mas,  sobretudo,  dos alunos,  pois trata-se de um incentivo impar para o desenvolvimento dessas crianças na leitura e na escrita.

Goveia aproveitou ainda para citar um trecho do Hino de Tocantínia que  diz:  "entre outras tão garbosas,  tão cheias de poder,  seu povo pelo estudo constrói-lhe um pedestal", acrescentando que o reconhecimento das produções literárias dos alunos faz cumprir o que diz o Hino da Cidade.

Logo após,  foram entregues placas de homenagem aos alunos autores do livro “Leitura Viva na Educação Infantil", representados pela mãe Agda Maria, e placa de homenagem aos alunos do ensino fundamental pelo lançamento do livro “Leitura Viva” representados pelo pai Nilvan de Souza. Em seguida, o prefeito Manoel Silvino entregou placa de homenagem ao secretário André Goveia. (Zacarias Martins)






 





 

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Poeta Zacarias Martins é destaque em antologia literária nacional Versoterapia

 


O poeta e jornalista Zacarias Martins  é  destaque do Tocantins na Antologia Poética Versoterapia,  que acaba de ser  lançada pela Editora Recanto das Letras, de Sorocaba (SP).

A obra reúne trabalhos selecionados de 75 autores de todo o Brasil, contendo 340 páginas em belo projeto gráfico.

Martins participa da publicação   com  duas poesias: Louco Amor, um soneto que foi musicado e inserido num dos CDs da   dupla Iray & Irabel de Paraíso do Tocantins  (Confira aqui o clip no YouTube);    além da poesia filosófica  Uma questão de felicidade.

“Fico muito honrado em participar de uma antologia poética nacional, especialmente, por figurar nessa obra, ao lado de grandes nomes  da poesia contemporânea brasileira e ter a oportunidade de também apresentar um pouco da poesia  produzida no Tocantins”, afirmou o poeta.

Zacarias Martins disse ainda que este momento em que vivemos, enfrentando uma pandemia que muda radicalmente a vida de todos,  é um momento que requer forças, coragem e resiliência.  Entretanto, o poeta  diz que se mantém otimista: “Em tempos de pandemia, constato que muita gente aproveitou para ler mais, para escrever, também. Percebo que havia muito a se dizer, muitos sentimentos represados, adormecidos. Assim, 75 poetas dos mais diversos recantos deste vasto país resolveram exteriorizar sentimentos em forma de poesia. Dessa forma foi que surgiu a antologia Versoterapia”, finalizou Zacarias Martins.

Fonte: Portal Notícia 1

 

 

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

SALVE 16 DE OUTUBRO - DIA MUNDIAL DO PÃO

 

 


Alimento evoluiu e se adaptou à vida moderna: o consumo do pão industrializado, ideal para lanches rápidos, cresceu 55% nos últimos cinco anos no Brasil


Hoje, dia 16 de outubro, comemoramos o Dia Mundial do Pão. A data foi instituída pela International Union of Bakers-Confectioners (UIB), há doze anos, com o objetivo de homenagear o alimento, que é um dos mais antigos e populares do mundo. Criado há mais de seis mil anos por egípcios que observavam o processo de fermentação de uma massa feita com farinha de trigo, o pão já foi utilizado como oferenda aos deuses e em rituais mágicos, até se tornar um alimento básico para milhares de pessoas no m
undo inteiro.


Em 1928, o norte-americano Otto Rohwedder desenvolveu uma máquina para cortar o pão em fatias, dando origem ao pão de forma. A invenção ampliou ainda mais seu consumo, aumentando sua vida útil e sua praticidade. Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializados (Abima) mostram que, no Brasil, o consumo deste tipo de pão cresceu 55% nos últimos cinco anos, alcançando 71% dos lares brasileiros e totalizando faturamento de R$ 3,5 bilhões em 2019.


O pão industrializado une praticidade, nutrição e saudabilidade. Sua vida útil é bem maior que a do pão francês, tornando-o ideal para lanches mais rápidos e práticos. Além disso, o pão industrializado pode agregar diversos ingredientes que tornam a refeição mais saudável, como linhaça, centeio, aveia e outros grãos que trazem diversos benefícios ao organismo. Também a versão integral, muito procurada pelos brasileiros em busca de fibras que facilitem a digestão, é mais fácil de encontrar no pão industrializado do que no artesanal.


segunda-feira, 5 de outubro de 2020

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Novo livro do tocantinense Vinícius Martins já está na praça


O  poeta e produtor cultural  gurupiense Vinícius Martins está lançando o seu segundo livro de poesias, intitulado de Emoções. A obra vem à lume pelo selo da Editora Veloso.

Linguajar vibrátil

Prefaciado pelo escritor e teólogo João Gomes da Silva, Emoções reúne uma seleção especial de versos diáfanos e cristalinos, onde, segundo o prefaciador, Vinícius Martins vai destrinchando uma série de emoções num  linguajar vibrátil e multiforme, sem pseudos intelectualismos.

Exteriorizando sentimentos

“O poeta está firmemente comprometido em exteriorizar sentimentos em forma de poesia, bem como, em levar  a sua mensagem a quem dela estiver interesse em conhecer e, assim, se deleitar com suas belas mensagens poéticas”, garante João Gomes.

Credenciais do autor

Além de poeta e ativista cultural, Vinícius Martins é  ator profissional, bem como Gestor Público, Pós–Graduado em Administração Pública e Gerência de Cidades, e Empreendedor Digital. Também atua ativamente na área da comunicação. No campo literário é autor do livro Pedaços de Esperança (2004), pela Editora Veloso, que está na sua 2º edição. Participou do Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins nos anos de  2017 e 2018. Recebeu Menção Honrosa no Concurso Literário do 9º Prêmio das Missõescom o poema Ainda, realizado no Rio Grande do Sul, em 2006. Foi vencedor  do 1º Concurso UnirG de Poesia Falada (2019) na categoria intérprete, e segundo colocado na categoria de texto. Na área das artes cênicas,  já participou e dirigiu vários espetáculos teatrais e shows de humor.



terça-feira, 29 de setembro de 2020

Divinópolis do Tocantins contará com uma Academia de Letras


Dentro de pouco tempo, Divinópolis do Tocantins deve contar com uma Academia de Letras. Projeto de lei nesse sentido, de autoria do vereador Orlandin da Boa Fé (PSD), foi aprovado pelo Legislativo local e se encontra no aguardo da sanção do prefeito Padre Florisvane (PSD).

A concretização da Academia de Letras de Divinópolis do Tocantins (ALD) se dá graças ao incentivo dos escritores Luciano Moreira, César Lustosa e do vice-presidente da Academia de Letras de Paraíso do Tocantins,  Toni Ferreira, todos empenhados no fomento da atividade literária na região do chamado Vale do Araguaia.

Divinópolis será a nona Academia de Letras do Tocantins, além, é claro, da Academia-Mãe, a ATL – Academia Tocantinense de Letras, hoje presidida pela escritora Mary Sônia Valadares. As cidades tocantinenses que já contam com uma Academia de Letras são: Gurupi, Palmas, Porto Nacional, Araguaína, Dianópolis, Paraíso do Tocantins, Araguacema e Arraias. A primeira cidade do interior tocantinense a criar uma Academia foi Gurupi, em 30 de novembro de 1999. (Zacarias Martins)

Professor José Antônio marca sua estreia no mundo da literatura



Por Zacarias Martins

Pela Editora Veloso,  o professor José Antônio, de Riachinho, no norte do Tocantins,  está fazendo a sua estreia no universo literário com o romance intitulado “O Injustiçado – As provações do jovem Frederico”A obra se concretizou após um grande estímulo que o autor recebeu por parte do festejado escritor Pedro Albeirice, que atua na UFT de Araguaína.

Drama e mistério

Segundo o autor, trata-se  de uma narrativa de ficção, inspirada em fatos reais, que apresenta,  em seu enredo, um pouco de drama e mistério, ao mesmo tempo em que narra a euforia de um jovem promissor, de uma inteligência invejável e de um caráter grandioso.

Credenciais do autor

José Antônio é licenciado em Matemática pelas Faculdades Integradas de Ariquemes –FIAR/CESUAR,  e em  Pedagogia  pela Unitins. Professor da rede pública de ensino há 15 anos, Também exerceu a função  de Coordenador Pedagógico. Atualmente, está lotado como professor na Escola estadual São José, em Piraquê, a 470 km de Palmas.

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Ensino remoto é tema de debate com o secretário de Educação de Tocantínia

 

O secretário municipal de Educação Tocantínia, professor e escritor André Goveia, foi um dos debatedores de uma live pelo Google Meet, na noite desta quinta-feira (13), promovida pelo GEST - Grêmios Estudantis: Ações para a organização e participação política e a iniciação científica, um projeto de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Miracema do Tocantins, em parceria com as prefeituras da região, com o intuito de desenvolver os trabalhos dos Grêmios Estudantis.

Na oportunidade foram discutidos com alunos, professores e gestores de escolas, assuntos relacionados com as questões envolvendo as aulas remotas durante esse período de pandemia. O secretário André Goveia discorreu sobre a experiência com o desenvolvimento das aulas remotas, explicando que esse processo se dá por meio de diferentes instrumentos para que um número maior de alunos tenham acesso à educação durante esse momento atípico em que estamos vivendo

Goveia destacou que para que os objetivos propostos nessa iniciativa alcancem os resultados esperados, é necessário que a equipe pedagógica use de muita criatividade para atrair a atenção dos alunos, estimulando, assim, o ensino-aprendizagem.

“Os alunos da rede municipal de educação de Tocantínia, têm à sua disposição, uma plataforma digital de fácil acesso. Além disso, Foram distribuídos cadernos de atividades para os alunos, que também podem contar com a comunicação desenvolvida por meio de rádio comunitária, rádio amador, bem como, aplicativos e redes sociais, dentre outras ferramentas”, explicou o secretário.

Para Goveia, o mais importante nesse momento de pandemia é valorizar o bem maior que é a vida. Entretanto, garante que tudo que for possível realizar para desenvolver o ensino e aprendizagem será feito desde que essa ação não coloque em risco a vida dos alunos e dos profissionais da educação.

Participantes
Além do secretário de Educação de Tocantínia, André Goveia, foram debatedores nessa live, Brigitte Úrsula, professora adjunta do Colegiado de Pedagogia da UFT em Miracema. O assessor de Desporto, Cultura e Arte da DRE de Miracema. Renato Nascimento, além dos estudantes do terceiro ano do Centro de Ensino Médio Dona Filomena, em Miracema, Carlos Eduardo e Roni Valdo. Mais de 60 pessoas entre alunos e profissionais da educação marcaram presença nessa live que teve como mediadora a estudante de Serviço Social Hélia Chaves.

Sobre o Projeto
O Gest tem o objetivo de despertar e fortalecer a consciência crítica e participação social dos adolescentes e dos jovens no desencadear um processo de organização e participação social e política dos adolescentes/jovens no contexto local; propiciar a aproximação e o envolvimento do jovem no espaço universitário; motivar os adolescentes/jovens para inserção na universidade pública e na iniciação científica.