Durante sessão realizada na noite de sexta-feira (11), pela Câmara de Vereadores de Tocantínia, os alunos da rede municipal de educação foram homenageados com uma Moção de Aplausos pela destacada participação no Projeto Leitura Viva colocado em prática pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e que tem por objetivo incentivar o hábito da leitura e da produção textual. O projeto inclui ainda a produção textual desses anos num um livro que leva o nome do projeto.
Pelo resultado altamente positivo não só do Projeto Leitura Viva, mas também, pelo conjunto de ações desenvolvidas ao longo do ano pela Semed de Tocantins, bem com, por sua atuação destacada como escritor e poeta, o professor André Goveia, também foi homenageado com uma Moção de Aplausos.
Iniciativa do vereador e vice-prefeito eleito próximo pleito municipal, João Alberto Coelho Machado (PSC), ambas as moções foram aprovadas por unanimidade.
A solenidade contou com a participação de representantes dos professores, coordenadores pedagógicos, diretores de escola e o casal Agda e Nilvan de Souza, representando todos pais dos alunos autores. O prefeito reeleito Manoel Silvino (SD), também fez questão de prestigiar o acontecimento.
Produções literárias
Na oportunidade, foram apresentados aos vereadores exemplares os livros “Leitura Viva”. Contendo uma uma coletânea de poesias e mensagens dos alunos e o livro “Leitura Viva na Educação Infantil”, este, com desenhos representando os cinco direitos de aprendizagem.
Ao fazer o seu pronunciamento, o vereador João Alberto destacou que as Moções de Aplausos para os alunos e para o secretário André Goveia representam um reconhecimento justo e oportuno da evolução da educação no município e do compromisso de todos os profissionais que atuam na área.
Já o prefeito Manoel Silvino parabenizou os alunos, a educação municipal e o secretário André Goveia pelo lançamento dos livros com a produção dos alunos. Para Silvino, o secretário escritor educa com seu exemplo, incentivando os alunos a escreverem e a desenvolverem a aprendizagem.
Incentivo aos alunos
Agradecendo pela homenagem recebida, o secretário André Goveia disse que estava emocionado pelo reconhecimento público do Poder Legislativo de Tocantínia, não apenas de sua pessoa, mas, sobretudo, dos alunos, pois trata-se de um incentivo impar para o desenvolvimento dessas crianças na leitura e na escrita.
Goveia aproveitou ainda para citar um trecho do Hino de Tocantínia que diz: "entre outras tão garbosas, tão cheias de poder, seu povo pelo estudo constrói-lhe um pedestal", acrescentando que o reconhecimento das produções literárias dos alunos faz cumprir o que diz o Hino da Cidade.
Logo após, foram entregues placas de homenagem aos alunos autores do livro “Leitura Viva na Educação Infantil", representados pela mãe Agda Maria, e placa de homenagem aos alunos do ensino fundamental pelo lançamento do livro “Leitura Viva” representados pelo pai Nilvan de Souza. Em seguida, o prefeito Manoel Silvino entregou placa de homenagem ao secretário André Goveia. (Zacarias Martins)
Nenhum comentário:
Postar um comentário