Vem aí o maior evento literário do Tocantins! Em sua segunda edição, a Feira Literária Portuense (FLIP) vai acontecer dentro da programação da 38ª Semana da Cultura de Porto Nacional, de 19 a 23 de junho, no Espaço Cultural Beira Rio, na orla da cidade. A Feira remonta a 281 anos de história, 158 anos de emancipação política de Porto, do Pontal ao Nacional.
É um grande momento de confraternização das mais variadas expressões da cultura do Estado do Tocantins, reunindo 150 escritores de vários Estados do país, com o lançamento de 71 obras, a participação de 40 empreendedores e 32 estandes, consolidando a FLIP como a maior feira literária do Centro-Norte do Brasil.
Promovida pela Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo com grande apoio da Prefeitura Municipal, a FLIP terá como Patrono Nacional, o escritor e intelectual portuense, Eli Brasiliense; e como Patrono Regional, o jornalista e escritor, Edvaldo Rodrigues.
No Café Literário será homenageada a poetisa Cora Coralina e no palco principal o músico portuense, Doca do Acordeon.
Editora Veloso
A Editora Veloso, de Gurupi, no sul do Tocantins, tem se destacado nos últimos tempos por ser a que mais publica livros de autores tocantinenses ou que residem no Estado. É uma iniciativa ousada, reconhece o editor, Eliosmar Veloso, porém, informa que está dando bons resultados. “O Tocantins é um verdadeiro celeiro de preciosidades Conseguimos tirar do obscurantismo uma leva de escritores regionais talentosos ao propiciar-lhes a publicação de seus livros. Assim, o público leitor, especialmente, o tocantinense, está tendo acesso aos livros de nossos autores locais”, destacou.
Escritores destacados, publicados pela Editora Veloso e que participarão da 2ª FLIP, Zacarias Martins, da Academia Tocantinense de Letras, Mirele Jácome, André Goveia, Deise Raquel, José Benilson, Antônio Farias - o Palmares, padre Eldinei Carneiro, dentre outros, estão com a presença confirmada no evento, lançando suas obras. Além disso, a Editora Veloso estará fazendo o lançamento oficial da festejada Antologia Veloso - 2019, que reúne trabalhos em prosa e em verso de autores do Tocantins e de outros Estados da Federação. Ao todo, somente a Editora Veloso estará lançando 15 títulos nessa grande festa da literatura tocantinense.
A Antologia Veloso é uma obra democrática que se transformou numa grande vitrine literária para os autores participantes
Nenhum comentário:
Postar um comentário