Seguidores

domingo, 28 de julho de 2019

Trajetória de vida do pastor Arias Soares registrada em livro de Giovanni Salera Júnior


O escritor Giovanni Salera Júnior lança na sexta-feira (2 de agosto), o livro Arias Soares, 70 Anos: uma caminhada com Deus.  A noite de autógrafos está prevista para começar  às 20 horas, no Cabana do Lago Eventos, em Palmas, capital do Tocantins,  porém, o autor informa que o  evento será fechado para convidados especiais.
O livro é a biografia de Arias Soares Silva, que ao longo de seus 70 anos de vida atuou como pastor, professor, orientador educacional, coordenador pedagógico e diretor de escola, além de músico e pianista, fundador e dirigente de associação beneficente, psicanalista e coaching. Entre 2006 e 2007, foi o sexto presidente da SIBAPA, considerada a maior Igreja Batista do Tocantins. Desde 2014, coordena o Ministério de Aconselhamento Cristão da SIBAPA, auxiliando inúmeras pessoas que buscam apoio conjugal, orientação espiritual e emocional.
De acordo com o autor da obra, os fatos descritos concedem ao leitor um verdadeiro raio X da personalidade do biografado, bem como apresenta um panorama de como as igrejas evangélicas, por meio de ferramentas variadas – pregação, música, ensino e ações sociais – têm se expandido e influenciado a transformação social e cultural de nosso país.

Sobre o autor
Giovanni Salera Júnior é natural de Itaúna, (MG). Atualmente, reside em Palmas. É graduado em Matemática e Biologia, especialista em Direito Ambiental e Mestre em Ciências do Ambiente. É analista ambiental do Governo Federal, lotado no IBAMA. Já publicou artigos científicos e dezenas de textos em jornais, revistas, sites e blogs. É autor dos livros Lendas da Amazônia(2014) e Lendas Brasileiras (2019). Tem participação em antologias literárias, dentre as quais, destacam-se   o Anuário de Poetas e Escritores de Gurupi (2011) e a Antologia Veloso (2013), ambas, sob a organização do escritor e editor Eliosmar Veloso, da Editora Veloso, de Gurupi. Nos últimos anos tem se dedicado a pesquisar e escrever biografias de líderes religiosos, políticos e ambientalistas. (Zacarias Martins)
O escritor Giovanni Salera Júnior, autor da obra 

quinta-feira, 20 de junho de 2019

Projeto ajuda alunos a melhorar a leitura e a escrita no Tocantins

Os moradores de Tocantínia, região central do Estado do Tocantins,  foram brindados na noite de quarta-feira (19/06/2019), com um movimentado sarau literário que aconteceu na Praça Valperino Gomes de Oliveira, no centro da cidade, tendo contado com uma programação diversificada. Foi a culminância semestral do Projeto Leitura Viva, promovido pela Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Na oportunidade, foram espalhados pela praça,   banners  com trabalhos  literários dos  alunos da Rede Municipal de Educação. Também houve o momento de declamação de poesias e a produção literária dos alunos também ficou exposta   na Brinquedoteca, especialmente montada na praça, que ganhou o Cantinho da Leitura. O evento  contou ainda, com performance teatral,  apresentação de paródias, mimicas, além do concurso de frases e outras atividades.

O secretário de Educação do município, André Goveia, explica que favorecer o acesso ao conhecimento, à educação, à cultura e ao desenvolvimento da capacidade de pensamento crítico, são os principais objetivos do Projeto Leitura Viva, que busca, ainda, ampliar  horizontes e aplainando caminhos através da leitura e da escrita, ressaltando que a realização do Sarau Literário é um dos vários projetos da grade curricular  do Sistema Municipal de Educação de Tocantínia.

Empenho
Goveia ressaltou, ainda,  o empenho  do prefeito Manoel Silvino (SD), de  buscar mecanismos que possibilitem  ao município oferecer uma Educação pública  de qualidade, por isso determinou que fosse colocado em prática vários projetos que incentive  nos alunos o prazer pela leitura e pela escrita.
E esse empenho, segundo o secretário, também passa pela valorização profissional em toda a Rede Municipal de Educação, onde os servidores constantemente participam de formação continuada para melhor atender as necessidades da  comunidade estudantil.








segunda-feira, 10 de junho de 2019

Nossa participação na II Feira Literária Portuense, em Porto Nacional - Tocantins


Cerca de 15 obras literárias da Editora Veloso serão lançadas na 2ª Feira Literária de Porto Nacional, no Tocantins

Vem aí o maior evento literário do Tocantins! Em sua segunda edição, a Feira Literária Portuense (FLIP) vai acontecer dentro da programação da 38ª Semana da Cultura de Porto Nacional, de 19 a 23 de junho, no Espaço Cultural Beira Rio, na orla da cidade. A Feira remonta a 281 anos de história, 158 anos de emancipação política de Porto, do Pontal ao Nacional.
É um grande momento de confraternização das mais variadas expressões da cultura do Estado do Tocantins, reunindo 150 escritores de vários Estados do país, com o lançamento de 71 obras, a participação de 40 empreendedores e 32 estandes, consolidando a FLIP como a maior feira literária do Centro-Norte do Brasil.
Promovida pela Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo com grande apoio da Prefeitura Municipal, a FLIP terá como Patrono Nacional, o escritor e intelectual portuense, Eli Brasiliense; e como Patrono Regional, o jornalista e escritor, Edvaldo Rodrigues.
No Café Literário será homenageada a poetisa Cora Coralina e no palco principal o músico portuense, Doca do Acordeon.
Editora Veloso
Editora Veloso, de Gurupi, no sul do Tocantins, tem se destacado nos últimos tempos por  ser a  que mais publica livros de autores tocantinenses ou que residem no Estado. É uma iniciativa  ousada,  reconhece  o editor, Eliosmar Veloso, porém, informa  que está dando  bons resultados. “O Tocantins é um verdadeiro celeiro de preciosidades Conseguimos tirar do obscurantismo uma leva de escritores regionais talentosos ao propiciar-lhes a publicação de seus livros. Assim, o público leitor, especialmente, o tocantinense, está tendo acesso aos livros de nossos autores locais”, destacou.
Escritores  destacados, publicados pela  Editora Veloso e que participarão da 2ª FLIP,   Zacarias Martins,  da Academia Tocantinense  de Letras, Mirele Jácome,  André Goveia, Deise Raquel, José Benilson, Antônio Farias  - o Palmares, padre Eldinei Carneiro, dentre outros,  estão com a presença confirmada no evento, lançando suas obras. Além disso, a Editora Veloso estará  fazendo o lançamento oficial da festejada   Antologia Veloso - 2019, que reúne trabalhos em prosa e em verso de autores  do Tocantins e de outros Estados da Federação. Ao todo, somente a Editora Veloso estará lançando 15 títulos nessa  grande festa da literatura tocantinense.

A Antologia Veloso é uma obra democrática que se transformou numa grande vitrine literária para os autores participantes

sábado, 1 de junho de 2019

Vinícius Martins se destaca como melhor intérprete no 1º Concurso UnirG de Poesia Falada


Com texto bem-humorado de sua autoria, intitulado de Meu Matuto Tocantins, o ator e poeta gurupiense Vinícius Martins, conquistou o primeiro lugar no quesito interpretação, do 1º Concurso UnirG de Poesia Falada, realizado na noite de quarta-feira (30), na Praça D’Abadia. O evento que contou com a participação de 17 trabalhos inscritos, foi uma iniciativa da coordenação dos cursos de Jornalismo e de Letras da Instituição.  Já o primeiro lugar no quesito texto ficou para o acadêmico Lucas dos Santos, do curso de Letras da UnirG.
Vinícius Martins, que também conquistou a segunda colocação no quesito texto, possui um livro de poesias publicado e têm participação em três antologias literárias. Acostumado aos palcos tocantinenses onde tem se apresentado com o seu show de humor, o artista mais uma vez conseguiu chamar a atenção da plateia, especialmente, por sua forma descontraída de interpretar o texto que, segundo ele, foi inspirado nas belezas do Tocantins e na cultura regional.  Martins disse ainda que estava muito feliz em ter participado e conquistado esse prêmio.  Também, parabenizou a UnirG pela iniciativa e defendeu que outros festivais como esse se tornem tradição na cidade.
Atração à parte
1º Concurso UnirG de Poesia Falada teve como atração especial o show AmazôniCantoria, reunindo  os principais músicos tocantinenses, cantores e compositores, Genésio Tocantins, Dorivã, Juraíldes da Cruz, Braguinha Barroso e Lucimar.
Nesse show os  músicos tocantinenses apresentaram obras de mais de 40 anos de história, com vários discos gravados. Eles conseguiram a façanha de presentear o público gurupiense com músicas e composições de qualidade que retratam a cultura do povo da região Norte do Brasil, e assim fomentar a música que é feita no Tocantins, pelos compositores do Estado.   


sexta-feira, 31 de maio de 2019

domingo, 24 de março de 2019

O universo poético de Zacarias Martins


Por Eliosmar Veloso (*)


Zacarias Martins divulga sua obra pelo Tocantins

Um dos principais expoentes da literatura contemporânea tocantinense, o poeta, cronista e jornalista Zacarias Martins, de Gurupi, está percorrendo várias cidades tocantinenses com sua Roda de Conversa Poética, onde, além de divulgar a sua produção poética, em especial, a segunda edição de seu livro de poemas Pinga-Fogo (Editora Veloso), também ministra palestra motivacional e de incentivo à leitura. A capa da obra foi concebida pelo cartunista Geuvar Oliveira, de Palmas.
De acordo com o professore Pedro Alberice da Rocha, Doutor em Teoria da Literatura e que atua no Campus da UFT de Araguaína, esse livro de Zacarias Martins é uma obra escrita com versos livres, e cheios de ânsia por liberdade, ressaltando que o linguajar é coloquial, não apresentando qualquer dificuldade de entendimento.
“O eu-lírico passeia do amoroso ao humoroso, com desenvoltura ímpar. Amor e humor constituem presença constante na obra”, afirma Albeirice.
Já o jornalista Cléber Toledo, que assina um comentário na contracapa da obra, diz que Zacarias nos presenteia com ironia e humor, nesses versos ora sarcásticos, ora ácidos que marca essa obra. “Com eles, o nosso autor preferido da região sul nos leva a rir e a pensar, atingindo o objetivo de todos aqueles que se propõem a escrever com seriedade pelo humor e sarcasmo”, observa Cléber Toledo.
Sobre o autor
O livro de Martins está na sua 2ª  edição
Poeta, jornalista profissional, cronista, conferencista e ativista cultural, Zacarias Martins é paraense, de Belém, mas tocantinense de coração. Reside em Gurupi desde 1983.
Possui publicados seis livros de poesias e um de crônicas (Histórias da história de Gurupi), que foi indicado por duas vezes para o exame vestibular a Universidade de Gurupi. Também tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo país afora. Seus poemas, inclusive, já foram traduzidos para o Esperanto.
Martins integra os quadros da Academia Tocantinense de Letras, da Academia Gurupiense de Letras e da Academia Brasileira de Jornalismo.
Dentre as condecorações que Zacarias Martins recebeu em reconhecimento a seus servidos prestados à Cultura, afloram com destaque a Medalha da Ordem do Mérito da Cultura e Cavaleiresca de Santo Amaro, no Grau de Comendador; a Medalha do Mérito Cultural D. Pedro II, O Título de Cidadão Tocantinense que recebeu da Assembleia Legislativa do Tocantins, bem como o Título Honorífico de Cidadão Gurupiense, outorgado pela Câmara Municipal de Gurupi, além da Medalha do Mérito Acadêmico, outorgada pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias.Tocantins, bem como o Título Honorífico de Cidadão Gurupiense, outorgado pela Câmara Municipal de Gurupi, além da Medalha do Mérito Acadêmico, outorgada pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias.
Zacarias Martins é Senador da Cultura, representante do Estado de Tocantins no Congresso da Sociedade de Cultura Latina do Brasil.
-------------------------------------------
(*) Eliosmar Veloso é escritor e editor, vice-presidente da Academia  Gurupiense de Letras