Seguidores

sábado, 4 de janeiro de 2014

O olhar tapajônico na literatura de Jussara Whitaker

Pela Editora Veloso, de Gurupi, acaba de sair o livro "Verão com tacacá e outros pitecos”, contendo uma seleção especial de 17 contos da escritora e socióloga Jussara Whitaker.

De forma cativante e num linguajar despido de pseudo intelectualismo a autora retrata com maestria  as acontecências  de um povo que tem como pano de fundo a região do Tapajós, no Norte do Brasil.

Para a também socióloga e jornalista  Marilene Silva Leite, que assina a apresentação da obra, "Verão com tacacá e outros pitecos” emerge suavemente no cenário amazônico como uma obra concebida no Olimpo pelos deuses da cultura, em um ritual sublime de encantamento de um mundo que não perdeu a referência, e nem a essência de ser do ser.

“Na obra, a preguiça é evidenciada como ócio de toda a filosofia de vida de um povo que habita a região amazônica, e que, apesar das novidades, proporcionadas pelo pós-modernismo, a mercearia ainda é o shopping e a praça, o centro de convenções onde a prosa está na ordem do dia”, observa Marilene.

A AUTORA
Jussara Whitaker, paulista, vive na região amazônica há 15 anos. Socióloga, psicopedagoga, doutoranda em Educação, pesquisadora de temáticas sociais e culturais. Professora de Sociologia e Metodologia da Pesquisa Científica. Membro do Conselho Editorial da Revista Acadêmica Boyrá, da Faculdade do Tapajós.

Nenhum comentário: