Seguidores

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O CORDEL EM DOCUMENTÁRIO NO TOCANTINS (JORNAL DO TOCANTINS)




O documentário está à venda pela internet no site da 
Livraria Veloso.
Acesse:

sábado, 17 de dezembro de 2011

Documentário sobre poeta de literatura de cordel será lançado em Gurupi

Na terça-feira, 20/12, estarei lançando o documentário “Palmares – o Cantador de Cordel”. O evento acontece  às 10 horas, na Sala de Treinamentos do HRPG – Hospital Regional Público de Gurupi, no intervalo de uma capacitação profissional destinada a profissionais de enfermagem.

Além de atuar como diretor, também sou responsável pelo roteiro do documentário que conta um pouco da trajetória do poeta popular alagoano Antônio Farias, mais conhecido como Palmares, de 62 anos, que mora em Gurupi desde 1999. Palmares é um dos mais expressivos poetas de literatura de cordel da região Sul do Estado. Ele também se envereda pelos caminhos da música.

Produzir esse documentário foi uma experiência gratificante para mim, pois  há muito tempo pretendia fazer essa homenagem a meu amigo Palmares, poeta e companheiro de composições musicais. Mesmo na sua simplicidade, Palmares consegue mostrar que possue grande talento para o mundo da literatura popular, encantado os leitores por onde passa declamando seus versos. E é um pouco disso que eu mostro nesse documentário.

TRAJETÓRIA
A história de Palmares é cheia de grandes desafios que ele enfrentou até atingir várias conquistas. Era analfabeto, mesmo assim, declamava seus versos para que alguém escrevesse e, dessa forma, registrasse seu trabalho num caderno. Em 2004 matriculou-se num curso de alfabetização que era realizado em parceria com o Sesi e  um programa de extensão do Centro Universitário UnirG. Aprendeu a ler e escrever e, depois deu
  prosseguimento a seus estudos. Neste ano colou grau pela UMA – Universidade da Maturidade, em Gurupi, e agora faz pós-graduação.

Palmares é autor de nove livros, todos  de literatura de cordel, nas mais diferentes temáticas, que vão  da questão da defesa do meio ambiente, passando por vaquejadas e, até, histórias infantis. Os CD gravados já somam sete,  nos ritmos de forró, xaxado e baião. Nos dois últimos trabalhos, ele inovou por causa da religião evangélica que abraçou. As músicas foram gravadas em ritmo  de forró gospel. 
Foto: Iron Júnior
"Gostei imensamente de produzir esse documentário"


domingo, 11 de dezembro de 2011

O ANIVERSÁRIO

Finalmente chegou
o tão esperado dia
de quem comigo ficou
na tristeza e na alegria. 

Isso sim é companheira!
Jamais vi nada igual.
Ela é tão faceira,
- não é brincadeira -
é muito especial. 

Ela sempre me entende
e eu a entendo, também.
Ao tocar-lhe suavemente
ela fica comovente
e se sente tão bem. 

E hoje,
no seu aniversário
Eu seria um salafrário
Se nada falasse
Para comemorar esse dia. 

Parabéns, queridinha.
Você é a minha rainha.
Eu amo tanto você. 

Minha doce idolatrada.
Minha eterna enamorada.
Minha máquina de escrever!

(Zacarias Martins)

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

ATM lança obra literária da escritora Belinha Neves

Belinha

Encerrando com chave de ouro as atividades culturais de 2011, a Associação Tocantinense de Municípios (ATM) lançará a obra literária “Pedras e Flores”, da escritora tocantinense Isabel Dias Neves, a Belinha Neves e o CD “Estão Voltando as Flores”, do grupo vocal “Viva a Vida”. O lançamento acontecerá nesta quinta-feira, dia 08 de dezembro, às 19h, na Galeria de Arte da ATM - sede administrativa, à Av. Teotônio Segurado.


O evento é uma realização da ATM e Academia Tocantinense de Letras (ATL). Na ocasião a artista recepcionará os convidados e dará autógrafos em suas obras lançadas.

“Pedras e Flores”

O livro é composto por três blocos:  Duas DireçõesPassos e Pontes, e Pedras e flores. No primeiro bloco, a poetisa fala dos sentimentos e questões que a angustiam. É um canto lírico que interroga injustiça, perdas, sonhos e desilusões. No segundo, liga-se ao mundo material: trabalho do professor, sociologia da sua terra - que pode ser a de cada um de nós, violência nas escolas, corrupção. Trata da ecologia, tema recorrente em suas obras. A autora ainda faz homenagens a algumas pessoas e uma declaração de amor a Palmas.

O último bloco repete o título do livro, para reforçar a contradição da
vida e nos levar a refletir sobre o amor e suas várias faces. No
decorrer da literatura, a autora ensaia vôos para se desligar do concreto
da vida e evadir-se no território da poesia. É uma obra cheia de
lirismo e de inquietação, contradição que espelha nosso momento histórico.

CD "Estão voltando as Flores"
O Grupo Vocal “Viva a Vida” lançou o CD  em outubro, no Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG). A escritora Belinha é uma das integrantes do coral. 

Biografia Belinha Neves
A escritora Isabel Dias Neves é graduada em Pedagogia pela PUC-GO, tem habilitação em Orientação Educacional pela PUC-RJ onde fez mestrado em Educação. Foi professora do ensino fundamental e médio no Tocantins e em Goiânia bem como, Professora na UFG. O primeiro livro, “Fardo Florido”, foi publicado em 1995, obra premiada no concurso nacional Cecília Meireles, e escolhido para o vestibular da Universidade Federal do Tocantins, em 2008. Foi premiada nos seguintes concursos literários: II Prêmio BEG de Literatura; concurso de Contos Venerando de Freitas Borges; IV Prêmio SESI Tocantinense de Contos, em 1999. A autora é membro da Academia Tocantinense de Letras da qual foi presidente no triênio 2005-2007. (Umbelina Costa) 

domingo, 4 de dezembro de 2011

Festival Aberto de Poesias movimentou a cidade de Araguaína

Com as dependências do auditório Padre Remigio Corazza, no colégio Santa Cruz completamente tomadas, aconteceu na noite de sexta-feira, dia 02, a 12ª edição do Festival Aberto de Poesias de Araguaína – FEPEARA., sob a coordenação do poeta e ativista cultural Luiz Aparecido da Silva.

Trinta concorrentes nas categorias Adulto e Infanto-Juvenil, disputaram os prêmios de Melhor Poesia e Melhor Intérprete. Ao final das apresentações, um júri formado por membros da Acalanto - Academia de Letras de Araguaina e Norte Tocantinense. e convidados, foi o seguinte o resultado:

Poesia Categoria Adulto:
1° Lugar: A Casinha Lá do Mato
Poeta: Antonio Brito de Sousa – Babaçulândia.
2° Lugar: Desconhecida Morte
Poeta: José Ronaldo – Araguaina
3° Lugar: Recomeçar... Sendo Feliz Agora
Poeta: Uilton David – Araguaina.

Interpretação:
- Brenda Cavalcante
Poesia: Inspiração.

Melhor Poesia Por Aclamação Popular (Geral):
Poesia: Saberes
Poeta: Lucas Corrêa Mendes

Poesia Destaque do Festival (Geral):
- Plugado
Poeta: Roberto Guerrero




Categoria Infanto-Juvenil:
1° Lugar: Amor Verdadeiro
Poeta: Fernanda Marques
2° Lugar: O Mundo Atual
Poeta: Camila Silva
3° Lugar: Brasil. Violência ou Paz?
Poeta: Wanderson Messias.

Melhor Interpretação:
- Camila Silva
Poesia: O Mundo Atual.
           
Todos os participantes receberam certificado e medalha de participação. Artistas de Palmas, Babaçulândia, Nova Olinda e Arapoema também concorreram no festival.

Além das apresentações literárias, o evento contou com atrações especiais: Música Gospel com a cantora Rosany Cardoso; Grupo de Dança de Babaçulândia; Dança com a cadeirante Lizandra; Coral da FACDO, e ainda apresentações de poetas diversos e uma “canjinha” com a poeta e cantora Mara Rita de Palmas.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Cantor e poeta Palmares lança livros de cordel e CD em Gurupi

CD é o sexto na trajetória musical e segundo no estilo forró gospel
 
Por Débora Ciany

Palmares: novos trabalhos na praça
O poeta e cantor Antônio Farias - que em homenagem à sua terra natal União dos Palmares, no Estado de Alagoas - adotou o nome artístico de Palmares, lança hoje em Gurupi, a 243 km de Palmas, seus mais recentes trabalhos nas áreas musical e literária. O lançamento triplo, dos livros em literatura de cordel, ABC da Criança e Lamentação de um Gato, e do CD A Renovação da Fé, ambos de sua autoria, é promovido pela Academia Gurupiense de Letras (AGL) e pela Igreja do Evangelho Vivo, local escolhido para o evento marcado para às 19h30. O templo fica no Setor Sol Nascente, zona Sul de Gurupi.


O CD autoral já é o sexto na trajetória musical e o segundo incorporado no estilo forró gospel. O álbum traz 14 faixas, sendo a principal A Renovação da Fé, escolhida para batizar o trabalho. "Fiquei animado com o bom resultado do primeiro e resolvi dar sequência ao estilo nesse meu novo CD", disse.


Há três anos Palmares se converteu à religião evangélica e mudou a temática de suas melodias, mas continua fiel ao seu estilo nordestino de ser. Nesse ritmo, o artista já está com tudo pronto para lançar as músicas em DVD.



Literatura em Cordel
 
Com o lançamento destas duas obras em cordel, Palmares chega ao nono livro publicado. As histórias, voltadas ao público infantil, têm caráter lúdico. Lamentação de um Gato narra um divertido conto baseado na história real de um gato abandonado pelo dono de numa chácara onde Palmares trabalhou como horticultor. São 45 páginas sobre a aventura do felino no retorno para a casa. Já ABC da Criança diverte enquanto educa e possui nas 31 páginas o abecedário ilustrado. "Cada letra dialoga com as crianças convidando-as para ir à escola, essa é a mensagem principal que o livro passa; a importância do aprendizado", explica Palmares.



Sobre o Autor
Palmares tem 62 anos e mora em Gurupi desde 1999.  Era analfabeto, mesmo assim, declamava seus versos para que alguém escrevesse e, dessa forma, registrasse seu trabalho num caderno. Em 2004 matriculou-se num curso de alfabetização e aprendeu a ler e escrever e, depois deu prosseguimento a seus estudos. Neste ano colou grau pela Universidade da Maturidade (UMA), em Gurupi.


Palmares publicou anteriormente sete livros, todos de literatura de cordel. Gravou cinco CDs de forró e de músicas infantis, a maioria de sua própria autoria, outras, em parceria com o poeta e jornalista Zacarias Martins.  Recentemente, Martins produziu o vídeo-documentário Palmares - O Cantador de Cordel, no qual retrata um pouco da trajetória desse artista popular.



Serviço


O quê: Lançamento dos livros ABC da Criança e Lamentação de um Gato, e do CD A Renovação da Fé

Quando: Hoje

Horário: 19h30
Onde: Igreja do Evangelho Vivo, setor Sol Nascente 
----------------------------------------------------------------------