Seguidores

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Biografia romanceada de José Seabra Lemos será lançada em Gurupi


Atualmente residindo em Goiânia (GO), o professor Albenzio Eloy dos Santos estará em Gurupi, no Estado do Tocantins, para lançar o seu primeiro livro “O Educador Itinerante”, no próximo dia 28, a partir das 20 horas, no Centro Cultural Mauro Cunha, dentro da programação de aniversário de dez anos da Academia Gurupiense de Letras (AGL).

Prefaciado pela escritora Zefinha Louça, da Academia Tocantinense de Letras, o livro é uma biografia romanceada do professor José Seabra Lemos, que em vida, muito contribuiu para o setor educacional de Gurupi e da então região do médio norte goiano.

De acordo com Zefinha, o professor Albênzio prima pela verdade e pelo cumprimento do dever e, a exemplo do professor José Seabra Lemos, também marcou com rastro luminosos os espaços sociais por onde passou semeando conhecimento.

“Com este livro quero prestar uma homenagem ao professor José Seabra Lemos, extraordinário educador, pessoa simples e cativante que vem, desde muito e até hoje, inspirando minha vida”, afirma Albenzio, ressaltando que todas as pessoas que tiveram o privilégio de partilhar da intimidade do homenageado, foram incentivadas a educar com afinco.

José Seabra Lemos nasceu em 17 de setembro de 1902, em Barreiras (BA) e e faleceu em Trindade (GO), em 1º de março de 1985. Quando adulto, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro (RJ), matriculou-se na Faculdade de Direito, onde colou grau em 25 de agosto de 1945.. Formado em Direito, fundou o Instituto de Ciências e Letras com a ajuda e cooperação do professor Modesto de Abreu, fundador da Academia de Letras do Rio de Janeiro. Em 1948, retorna a Barreiras, sua terra natal e funda o Ginásio Padre Vieira.

Em 1964, a convite do então prefeito Francisco Henrique de Santana, conhece Gurupi e fica impressionado com a topografia do município e o traçado de suas ruas. Foi o primeiro diretor do antigo Ginásio Estadual de Gurupi, tendo convidado para lecionar naquele estabelecimento de ensino recém-criado, os professores Albenzio Eloy dos Santos, Odair Lúcio Joana Sardeiro dos Santos, dentre outros.
PERFIL DO AUTOR
Albenzio Eloy dos Santos possui Licenciatura em Português pela Universidade Federal de Goiás. Foi diretor do Colégio Estadual de Gurupi, sendo o principal responsável pela implantação do Curso de Magistério. Ali também lecionou Português, Literatura e Música. Já no Colégio Bernardo Sayão foi professor de Literatura. Também trabalhou por muitos anos como agente administrativo do Subdistrito de Operações da Embratel em Gurupi. É Membro Correspondente da Academia Gurupiense de Letras.

Nenhum comentário: