Seguidores

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O Telecatch de Gurupi



Durante a década de 1960, na extinta TV Excelsior de São Paulo, um programa chamava a atenção dos telespectadores de todo o Brasil: era o Telecatch, dedicado à exibição de combates de luta livre que combinavam encenação teatral e circo, tendo alcançado o auge do sucesso, com a presença do herói Ted Boy Marino.

De lá para cá muita coisa mudou na televisão brasileira, mas percebe-se, claramente, que a essência contida no sensacionalismo daqueles anos idos continua a mesma, com algumas repaginações para dar o ar de “modernidade”, naturalmente.

Em todos os Estados do Brasil, vê-se que na busca de audiência fácil e, mais ainda, de aumentar o número de anunciantes, certos apresentadores de programas televisivos sensacionalistas, sem nenhum pudor, se vestem de paladinos da justiça e defensores dos pobres e oprimidos para tirar algum tipo de proveito próprio.

O alvo preferido desses apresentadores tem sido aquela população com pouca ou nenhuma instrução escolar, principalmente, pessoas que vivem em situação de fragilidade social e que por isso mesmo, se tornam presas fáceis desses manipuladores da opinião pública, ainda mais, quando se tem à mão, um poderoso veículo de comunicação de massa, como é o caso de uma emissora de televisão.

A própria história recente da política brasileira tem registrado nos seus anais o aparecimento de políticos que se apresentam como “salvadores da pátria”, na busca de conquistar a confiança do eleitor e tirar proveito próprio de um cargo público.

Por isso mesmo, as pessoas esclarecidas e de bom senso de Gurupi, estão vendo como salutar o embate que está sendo travado na telinha por dois apresentadores de programas locais.

De ambas as partes há uma disposição herculínea de torna pública as mazelas do outro. Nunca, na televisão gurupiense assistiu-se a um Telecatch como esse.

Apesar do uso constante do controle remoto da TV para, a todo o momento, trocar de canal e não perder os detalhes sobre o que um está dizendo do outro, o embate é interessante. Além disso, é grande o interesse do telespectador gurupiense para saber quem vai a nocaute. É esperar para ver.

Nenhum comentário: