Seguidores

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Um ato de coragem



por Zacarias Martins

Numa iniciativa corajosa, Aneidy Fonseca, entra para o mundo da literatura, não pela busca da fama, ou mesmo por ter escrito algo que certos críticos literários pudessem chamar de "obra-prima". A coragem aqui destacada é por ter registrado em livro uma passagem de sua vida em que foi vítima cruel da violência de seu companheiro. Porém, a autora buscou na fé em Deus a força para superar os sofrimentos vividos e lutar para ter uma vida mais digna e alcançar a merecida felicidade.

As transformações sociais ocorridas com base na "evolução" do ser humano influenciaram, como não poderia deixar de ser, também nas relações intrafamiliares. A violência sofrida pela mulher no âmbito familiar apresenta-se de forma cada vez mais intensa e as conseqüências lesivas à sociedade hodierna são notórias. Na grande maioria dos casos a violência dentro de casa se dá pelo poder que, ainda hoje, o homem acredita exercer sobre a mulher.

Em seu livro "A dor do silêncio", Aneidy Fonseca faz um breve relato da violência e das humilhações sofridas, resultado de uma casamento desastroso que durou 12 anos e que agora, livre desse pesadelo, quer alertar outras mulheres que por ventura estejam passando por algo parecido ou pior do que ela passou, para que não silenciem e denunciem às autoridades competentes esse tipo de violência que precisamos banir da face da terra.

É preciso que se crie urgentemente mecanismos jurídicos eficazes para se acabar com a violência que alcançou nos últimos anos índices alarmantes na chamada "família moderna". É preciso mais agilidade na punição severa daqueles que cometem ato tão hediondo. Afinal, estamos em pleno século XXI e diante desse quadro de violência familiar que se afigura, mais do que nunca o exercício do amor deve ser uma constante em nossas vidas.

Nenhum comentário: