Seguidores

sábado, 20 de dezembro de 2008

ESPÍRITO NATALINO?

O espírito natalino já tomou conta do comércio, onde as fachadas das lojas, devidamente preparadas para a ocasião, externam a ansiedade dos proprietários para conquistar mais clientes em busca de aumentar os lucros.

Para quem não acredita mais em Papai Noel, afirmo que ele existe, sim, e a cada dezembro ressurge com força total, independente de qual seja o sexo desse personagem híbrido.

As lojas capricham na decoração natalina e procuram contratar logo os serviços do bom velhinho. Pelo menos, nessa época, Papai Noel arruma emprego. No resto do ano, fica coçando o saco.

As lojas estão cheias de Papai Noel tentando convencer as crianças (e até mesmo os adultos) a convencerem seus pais (ou maridos, esposas, amigos, amantes, parentes e aderentes) a comprarem este ou aquele brinquedo, esta ou aquela mercadoria para dar de presente. Afinal, Natal tem que ter presente, não importa quem vai pagar a conta.

Seria cômico se não fosse triste, mas o verdadeiro espírito de natalino está cada vez mais distanciado de sentimentos nobres como a solidariedade, a fraternidade e o respeito mútuo.

Mesmo em época de Natal, parece que há quem se esqueça que a data é para se comemorar o aniversário de alguém muito especial. Mas, curiosamente, nem todos se lembram verdadeiramente do aniversariante, que, por sua vez, sequer ganha presente.

Que neste Natal Jesus Cristo consiga descer da cruz e fazer morada no coração dos seres ditos humanos. Vamos ajudá-lo nessa tarefa?

Uma aurora de esperanças paira sobre todos nós!

Nenhum comentário: