Seguidores

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Escritor e jornalista Zacarias Martins, titular da Academia Gurupiense de Letras - Gurupi - Tocantins





Foto: Hugo Santarém

Escritores Maria de Jesus Souza Lima e Zacarias Martins, integrantes da Academia Gurupiense de Letras





Foto: Cláudio Frascari

Escritor e advogado Mário Antônio Silva Camargos, titular da Academia Gurupiense de Letras






Foto: Cláudio Frascari

Escritores Wita Maria da Luz Souza e José Maciel de Brito integrantes da Academia Gurupiense de Letras - AGL




Fotos: Cláudio Frascari

Escritor Marcus Tulius Cícero Barros Loureiro, titular da Academia Gurupiense de Letras





Foto: Cláudio Frascari

Eliosmar Veloso, presidente da Academia Gurupiense de Letras (2008-2009)



Foto: Cláudio Frascari

Escritora Ednéa Rezende, titular da Academia Gurupiense de Letras

Imortais da Academia Gurupiense de Letras

Acadêmicos Ana Márcia Barros e Albênzio Eloy dos Santos na sessão solene de nono aniversário da Academia Gurupiense de Letras


Nono aniversário da Academia Gurupiense de Letras - 30/11/2008

Acadêmico Adonias Pereira de Araújo

Fotos da Sessão Solene de Aniversário do 9º Ano de fundação da Academia Gurupiense de Letras - AGL - 30/11/2008



Integrantes da Academia Gurupiense de Letras, tendo a participação especial do acadêmico Marcus Túlius Cicero Barros Loureiro, que assumiu no lugar de seu falecido pai, Milton Loureiro. Também, nessa sessão solene, tomaram posse os membros correspondentes Josè Milton, de Palmas e Watila Misla, de Dianópolis. O acadêmico correspondente Albênzio Eloy dos Santos, mas uma vez veio de Goiânia (GO), para prestigiar o evento.

As fotos são do fotógrafo Cláudio Frascari

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Gurupi corre sério risco de ficar fora de projetos do Ministério da Cultura





O Governo Federal pretende investir mais de R$ 4 bilhões do Programa Mais Cultura nos municípios brasileiros até 2010.


O presidente Lula convocará todos os prefeitos eleitos em 2008 na primeira quinzena de fevereiro para um encontro em Brasília e uma das pautas estratégicas do governo é incentivar parcerias para a implementação do programa Mais Cultura, parte da agenda social do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A intenção é estimular as prefeituras a realizarem acordos de cooperação de investimentos que totalizarão R$ 4,7 bilhões até 2010. Mas para que essa parceria seja consolidada é preciso que os municípios criem um órgão gestor da cultura local, bem estruturado, como uma Secretaria de Cultura ou Fundação Cultural.

"Diante da desastrada atitude do prefeito de Gurupi, Alexandre Abdalla (PR) em extinguir a Fundação Cultural e criar apenas um Departamento de Cultura, vinculado à Secretaria de Educação, o município fica inabilitado para receber os recursos desse programa.", a afirmação é o presidente da Academia Gurupiense de Letras (AGL), Eliosmar Veloso (foto), que destaca ainda, a necessidade de ser criado o Fundo Municipal de Cultura, bem como, dar condições para que o Conselho Municipal de Cultura desempenhe bem suas atividades.

Veloso voltou a lamentar a falta de palavra de Abdalla em criar a Secretaria de Cultura quando em campanha para sua reeleição, ressaltando que "o prefeito ainda não percebeu a importância de uma política pública de cultura para o desenvolvimento do município. "Há necessidade de Gurupi seguir as diretrizes de um Plano Municipal de Cultura a ser discutido e elaborado com os segmentos organizados da cultura gurupiense, e isso só será possível se existir vontade política e, até agora, o prefeito Abdalla tem demonstrado falta de interesse, o que é uma pena", finalizou.

sábado, 20 de dezembro de 2008

ESPÍRITO NATALINO?

O espírito natalino já tomou conta do comércio, onde as fachadas das lojas, devidamente preparadas para a ocasião, externam a ansiedade dos proprietários para conquistar mais clientes em busca de aumentar os lucros.

Para quem não acredita mais em Papai Noel, afirmo que ele existe, sim, e a cada dezembro ressurge com força total, independente de qual seja o sexo desse personagem híbrido.

As lojas capricham na decoração natalina e procuram contratar logo os serviços do bom velhinho. Pelo menos, nessa época, Papai Noel arruma emprego. No resto do ano, fica coçando o saco.

As lojas estão cheias de Papai Noel tentando convencer as crianças (e até mesmo os adultos) a convencerem seus pais (ou maridos, esposas, amigos, amantes, parentes e aderentes) a comprarem este ou aquele brinquedo, esta ou aquela mercadoria para dar de presente. Afinal, Natal tem que ter presente, não importa quem vai pagar a conta.

Seria cômico se não fosse triste, mas o verdadeiro espírito de natalino está cada vez mais distanciado de sentimentos nobres como a solidariedade, a fraternidade e o respeito mútuo.

Mesmo em época de Natal, parece que há quem se esqueça que a data é para se comemorar o aniversário de alguém muito especial. Mas, curiosamente, nem todos se lembram verdadeiramente do aniversariante, que, por sua vez, sequer ganha presente.

Que neste Natal Jesus Cristo consiga descer da cruz e fazer morada no coração dos seres ditos humanos. Vamos ajudá-lo nessa tarefa?

Uma aurora de esperanças paira sobre todos nós!

sábado, 13 de dezembro de 2008

Benditas Rodas de Leitura

Mesmo com o advento da internet e suas facilidades, a salutar prática da leitura de livros não está com os seus dias contados. Também não é verdade que o brasileiro não gosta de ler. Pelo menos, é o que se constatou durante a realização do Projeto Rodas Machadianas de Leitura, particularmente em Gurupi.

O que acontece é que, em muitos casos, faltam mecanismos eficazes que permitam estimular o hábito da leitura, principalmente, entre crianças e adolescentes, que, por sua vez, correm o sério risco de se transformarem em adultos não apreciadores de livros.

Trata-se de uma tarefa nada fácil nos dias atuais, vez que chega a ser descomunal a competição com os atrativos que a internet oferece. Mas nem tudo está perdido, pois a nova versão das Rodas de Leitura parece que caiu no agrado popular.

Os leitores-guia que comandaram as Rodas de Leitura em Gurupi esbanjaram criatividade na hora de exteriorizar os textos da obra de Machado de Assis. Até composições de Chiquinha Gonzaga foram utilizadas como tema musical durante a leitura.

As Rodas Machadianas de Leitura se transformaram numa preciosa ferramenta de estímulo ao desenvolvimento psicológico e moral dos alunos, ao mesmo tempo em que proporcionaram o enriquecimento do vocabulário, ampliando o mundo das idéias e dos conhecimentos. É um projeto que devido a sua importância deve ter continuidade.

Aqui ficam registradas as nossas congratulações ao presidente da Fundação Cultural do Tocantins, Júlio César Machado, e ao Gerente de Literatura da instituição, Osmar Casagrande, que viabilizaram esse projeto. Nossos reconhecimentos, ainda, à Academia Tocantinense de Letras, na pessoa de seu presidente, Eduardo Silva que, em parceria com as Academias de Letras de Palmas, Gurupi e Araguaína, conseguiu, com maestria, colocar em prática as Rodas Machadianas de Leitura.

(Zacarias Martins)

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Classe artística de Gurupi se mobiliza para pressionar Abdalla

A classe artística de Gurupi anda desconfiada das intenções do prefeito reeleito de Gurupi, Alexandre Abdalla (PR). O Conselheiro de Cultura do município e Secretário Executivo da Academia Gurupiense de Letras, Zacarias Martins, afirmou que há “fortes indícios” de que o prefeito não vai cumprir o que prometeu à classe artística durante a campanha eleitoral.

Segundo Zacarias Martins, Abdalla havia até colocado em seu plano de governo a meta de criar a “tão almejada” Secretaria de Cultura, “mas o que parece, é que o prefeito pretende transformar a Fundação Cultural de Gurupi, num mero departamento de cultura, apêndice da Secretaria de Educação, que passaria a se chamar de Secretaria Municipal de Educação e Cultura”, afirmou.

Zacarias Martins informa que se isso realmente vier a acontecer será um grande retrocesso para o processo cultural gurupiense. “A Secretaria de Cultura iria viabilizar a inserção de Gurupi ao Sistema Nacional de Cultura, facilitando assim a captação de recursos”.

O conselheiro ainda afirmou que está mobilizando a classe artística para pressionar o prefeito Abdalla, para que cumpra o que prometeu e crie a Secretaria Municipal de Cultura, com toda a estrutura para o seu pleno funcionamento.

Para o presidente da Academia Gurupiense de Letras, Eliosmar Veloso, é imprescindível que o prefeito cumpra o prometido porque, caso contrário, “a cultura de Gurupi vai caminhar para trás”. Veloso disse que a classe artística do município vem batalhando desde 1982 pela criação da Secretaria, “já são 26 anos, o prefeito anterior (João Cruz) também prometeu, mas o que criou foi uma Fundação”.

Veloso afirmou, entretanto, que não tem nada de oficial sobre o assunto, apenas boatos que teriam partido do próprio gabinete do prefeito. “eu estou querendo acreditar que isto não seja verdade”. Segundo ele a Secretaria é importante para dar uma autonomia melhor para a cultura. “É comum os artistas elaborarem os projetos e ser engavetado por falta de dotação orçamentária”, afirmou, Veloso.

Prefeitura

A Assessoria de Comunicação da prefeitura de Gurupi informou que a máquina governamental passará por uma reforma administrativa no início de 2009 e que o prefeito está trabalhando a reforma juntamente com seus assessores.

Até o momento foram substituídos alguns nomes no primeiro e segundo escalão e outras mudanças ainda podem acontecer, mas isto não é a reforma propriamente dita, afirmou a Assessoria.

Sobre a pasta da Cultura a Assessoria do prefeito informou que não há uma palavra definitiva e a Fundação Cultural deixará de existir por questões práticas e técnicas e o prefeito irá reunir com os artistas para informar os novos planos para a execução das atividades culturais.

“A preocupação do pessoal se justifica, mas o projeto continua o mesmo, não tem como o prefeito criar antes de 1º de janeiro”, disse o assessor Paulo Roberto Albuquerque de Lima.


Fonte: Umberto Salvador Coelho - Site: www.conexaotocantins.com.br