Seguidores

domingo, 12 de março de 2017

Adão Almeida lança cordel sobre os caminhos infinitos da escola

Na sequência de sua política de valorização da literatura popular, a Editora Veloso,  de Gurupi, acaba de publicar o livro de cordel “Escola Caminhos Infinitos”, do poeta e cordelista Adão Almeida.

De acordo com o premiado poeta e professor Airton Souza, que assina o prefácio do livro, Adão Almeida compreendeu, de maneira singular, a parte que cabe a poesia e sua função, no contexto pragmático das questões diretamente ligadas ao social, ressaltando que nesse cordel o autor traz a sua relação de aprendizagem com a linguagem, através de um exercício diário e emprega essa linguagem no intuito de manter uma relação entre a arte e a vida.

“Esse livro serve como testemunho daqueles que compreenderam a real importância da escola, dentro de um panorama maior das condições sociais em que se encontravam e se encontram ainda hoje a maioria dos brasileiros. A escola como peça fundamental na formação oportunitária dos sujeitos está em cada verso empregado na obra de Adão Almeida”, concluiu Airton Souza.

Perfil do autor
Tocantinense da cidade de São Sebastião do Tocantins, Adão Almeida, nasceu em 1971, mas reside em Marabá, no Pará,  há 36 anos. Integra os quadros de associados da Associação dos Escritores do Sul e Sudeste do Pará, e é  autor dos livros  “Marabá Guaridas” e  “Serra Pelada em cordel, dentre outros. Tem ainda participação em várias antologias literárias. Em 2015, conquistou o primeiro lugar no 3º Encontro de Cordelistas de Marabá, promovido pela Fundação Casa da Cultura daquela cidade.                (Zacarias Martins)



Nenhum comentário: