Seguidores

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Célio Benvindo está com mais dois novos livros na praça

Dentro da programação do Projeto Palmas Para a Leitura, o escritor Célio Benvindo, lançou no último dia 09 de maio, os livros “O Menino e o Contador de História” e “O Inútil e a Pequena Flor do Asfalto”, ambos publicados pela Editora Veloso. A noite de autógrafos aconteceu no Memorial Coluna Prestes, em Palmas.

Ao ser questionado sobre o seu universo literário, Benvindo afirma que é e sempre será um verso. “Talvez perdido, ou quem sabe, o mais tímido verso no meio da poesia que se chama mundo. Mas uma coisa é certa: eu estou ali – calado, reflexivo, atuante. Eu existo e me faço existir na arte que não me deixa morrer. E às vezes, até incomodo”, afirma Benvindo.

Ousando
Célio Benvindo deixar um aviso a seus leitores para que  não o procurem numa linha linear ou na calmaria das palavras. “Eu sou exatamente aquele verso que causa o desajuste de um poema, onde o leitor, mesmo o mais desatento, se pergunta: por quê? Um verso torto e crespo logo aqui? Mas não se deixe enganar: para viver e sobreviver à pesada mão do mundo, você tem que ousar, fazer parte, abrir caminhos, deixar rastos nas cicatrizes do tempo, sem perder a esperança de ser melhor a cada dia”, assim Benvindo se define como autor.

As obras
Em “O Menino e o Contador de História”, o autor  aborda de forma simples, objetiva e esclarecedora algumas questões fundamentais como a importância da leitura, não somente como elemento para desenvolver competências e habilidades técnicas, bem como,  questões políticas e humanas. Ainda faz uma abordagem acerca  da arte de ouvir e contar história, de forma a mostrar a riqueza dessa arte como uma maneira de pensar, apresentar e mediar valores fundamentais para o ser humano em todas as fases da vida.

Já na obra “O Inútil e a Pequena Flor”, o autor narra  sobre a trajetória de uma personagem que convive com a doença do Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) e como a sociedade vê, encara e lida com essas pessoas que muitas vezes são vistas como “inúteis” e,  por isso, as excluem de seu círculos de convivência.


Sobre o autor
Natural de Porto Nacional, Célio Benvindo é educador, escritor, contador de história e palestrante. Graduado em Filosofia pela FAFIC, da Paraíba e Letras, pelo CEULP/ULBRA, de Palmas. Autor de seis livros publicados. É autor do Projeto Palmas Para a Leitura e atualmente é Pós-Graduando em Docência do Ensino Superior, Pós-Graduando em Educação Infantil, Inclusiva e Transtornos Globais, além de Pós-Graduando em Língua Portuguesa e Docência do Ensino Superior. É idealizador do Projeto Palmas Para a Leitura, que conta com o apoio da Editora Veloso. Trata-se de um projeto itinerante que tem como objetivo Incentivar, despertar ou mesmo aumentar o hábito da leitura na capital do Tocantins, principalmente, nas escolas públicas, nas ruas e  nas praças, por meio de atividades lúdicas como palestras dinâmicas e criativas, oficinas, contação de histórias e exposição de livros. 

Nenhum comentário: