Seguidores

domingo, 22 de julho de 2012

FLIT 2012 – Feira Literária Internacional do Tocantins


 

Considerado o maior evento do gênero na região Norte do País, a Flit 2012 – Feira Literária Internacional do Tocantins , realizada em Palmas, de 06 a 15 de julho, foi montada na Praça dos Girassóis, em Palmas,   contou com uma mega estrutura e uma programação cultural movimentada e para todos os gostos. A Flit 2012 recebeu mais de 500 mil pessoas, segundo  seus organizadores.
Tive a oportunidade de reencontrar por lá velhos amigos das Letras, principalmente,  quando da realização do 1º Encontro Nacional das Academias de Letras do Brasil e que aconteceu no auditório do Palácio Araguaia.


              Participei ativamente da Flit-2012, ministrando palestra no espaçodo Café Literário sobre a história de Gurupi
 
Registro do Café Literário
No dia  09 de julho, no  Espaço do Café Literário, ministrei a palestra “Gurupi – Uma historiografia  crítica”, e que foi prestigiada, além do público em geral, por um grupo seleto de   acadêmicos   da Academia Tocantinense de Letras, Academia Palmense de Letras, Academia Gurupiense de Letras, da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense, dentre outras.


Meu encontro com os amigos escritores Odir Rocha, Francisco Concesso, Célio Pedreira e Osmar Casagrande, no auditório do Palácio Araguaia


Ao lado do amigo Almir Diniz, da Academia Amazonense de Letras

Em minha palestra abordei alguns fatos pitorescos que marcaram a história de Gurupi, sempre utilizando o recurso do humor crítico, fazendo um paralelo entre o passado e o presente. Boa parte desses fatos está registrado em meu livro de crônicas “Histórias da História de Gurupi’, publicado em 2008 e que por duas vezes foi indicado para o vestibular do Centro Universitário Unirg.
Conversei longamente com a Dra. Ana Braga sobre Literatura Tocantinense


SALDO POSITIVO
Registrando saldos positivos, a  Flit – Feira Literária Internacional do Tocantins 2012  fez com que o Governo do Estado já comece a planejar a edição 2013 do evento.

O secretário de Educação do Tocantins, Danilo Melo, contabilizou positivamente os resultados da Flit-2012

De acordo com o secretário da educação, Danilo de Melo, o evento, que aconteceu neste ano de forma descentralizada, contribuiu com a difusão da leitura, disseminação do conhecimento e acesso a cultura. “Este ano ao invés de realizar o evento só em Palmas, nós levamos a Flit ao interior. Esse já era um desejo do governador Siqueira Campos, que pensava em levar a cultura e o conhecimento aos municípios menores e essa experiência de descentralização levou o conhecimento e a cultura a muito mais tocantinenses”, disse ele.
O gestor explicou que a edição 2013 está sendo pensada a partir da avaliação dos resultados do evento deste ano. “Nós estamos verificando o que deu certo e tentaremos sanar as falhas, para que no ano que vem a Flit cresça ainda mais. Uma coisa é certa, ela continuará com o formato descentralizado na intenção de beneficiar um número cada vez maior de pessoas”, falou.
 


 Com o poeta Célio Pedreira

Encontro nacional das Academias de Letras do Brasil, em Palmas

 Panorama da Estação Ararinha Azul, da Flit-2012

 Estação do Cordel

 Espaço da Academia Tocantinense de Letras

 Espaço do Café Literário



 




Confira o vídeo da belíssima apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina, na Flit-2012

Nenhum comentário: