A data de 11 de março de 2012, é muito especial para mim, pois nesse dia, fui o homenageado pela Academia Gurupiense de Letras (AGL), no Projeto Café com Letras, que aconteceu na Pizzaria Santo Canto, bairro central de Gurupi.
O Café com Letras chega em boa hora para dar um novo ânimo à produção literária local, já que possibilita um proveitoso intercâmbio cultural entre autores e profissionais gabaritados que lidam diretamente com a produção textual nas suas mais diferentes vertentes, bem como, no incentivo ao hábito da leitura.
Ao redor da mesa estava um seleto grupo de amigos, que estavam ali para me prestigiar, fato esse que me sensibilizou sobremaneira. Em meio ao debate literário e aos comentários sobre a minha produção literária, eis que fui surpreendido como telefonema do escritor Luís Paulo Meireles, que mora na cidade de Nazaré, em Portugal, felicitando-me por ter sido escolhido para ser homenageado no Café com Letras.
O professor Plinio Sabino Sellis, que veio de Araguaína, Norte do Estado, declamou um acróstico que ele escrevceu com o meu nome |
Já o presidente da Academia Gurupiense de Letras, José Maciel de Brito, afirmou que a homenagem a este escriba, “além de justa é muito oportuna”, pois segundo ele, “se trata de um autor de renome, cujo trabalho enriquece ainda mais a literatura tocantinense”.
O presidente também destacou que o objetivo do Café com Letras é o de reunir intelectuais, professores universitários e amantes das letras para debater a produção literária no Tocantins, além prestigiar os talentos literários tocantinenses.
Professora Wellitania e as escritoras Ana Márcia Barros e Marilde de Almeida Gomes, também animaram o Café com Letras em minha homenagem |
Doutoranda em Língua e Cultura Portuguesa, a professora universitária e crítica literária Wellitania Oliveira, destacou o meu trabalho no contexto da literatura tocantinense, afirmando: “Estamos diante de um escritor versátil e criativo, que sabe brincar com as palavras para nos presentear com seus belos textos. Aliado a tudo isso, o autor é um ativista cultural que, com seu trabalho, dá importante contribuição para o fomento cultural no Tocantins”.
Também a escritora Marilde de Almeida Gomes fez questão de levar sua mensagem de incentivo e leu para mim, um belo poema de sua lavra que havia escrito há muitos anos. Ao seu lado, sempre atento, João Narcisus, um dos grandes destaques do radiojornalismo Brasileiro. Durante 26 anos ele apresentou o programa “A Voz do Brasil”
Sob o olhar atento de João Narcisus, Marilde Gomes teceu comentários elogiosos à minha produção literária |
2 comentários:
Parabéns, com muitos méritos.
PARABÉNS A NOSSA LITERATURA PRECISA DE PESSOAS COMO VOCÊ
Postar um comentário