Seguidores

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Escritor José Maciel de Brito é homenageado no Café com Letras

Um grupo de intelectuais e professores universitário de Gurupi realizou no domingo (27) a terceira edição do projeto Café com Letras, que busca congregar os amantes da literatura e divulgar a produção literária regional.

A cada edição, um escritor é escolhido por votação para ser homenageado e ter suas obras debatidas pelo grupo. Na primeira edição do Café com Letras a homenageada  foi a escritora gurupiense  Zefinha  Louça. Depois, foi a vez do escritor regionalista Juarez Moreira Filho. Agora, os debates foram em torno das obras do escritor José Maciel de Brito, presidente da Academia Gurupiense de Letras.

Além de escritor, José Maciel de Brito é advogado e professor  no Centro Universitário Unirg.  Possui publicado os livros A Falência do Estado Legal (2001,  O Gigante Adormecido (2010), Assistencialismo: Instrumento de Alienação Social (2010)) O Preço da Utopia (2004) O Brasil e os Brasis (2011), dentre outros.
José Maciel (ao fundo) foi o homenageado do Café com Letras

Para a professora universitária e uma idealizadoras do evento, Maria Wellitaria Oliveira, o projeto Café  com Letras tem se revestido num grande sucesso, pois oportuniza a seus participantes conhecer mais a fundo a obra dos escritores homenageados, bem como, prestar uma justa e oportuna homenagem aos grandes talentos da literatura tocantinense contemporânea.

Já o escritor José Maciel de Brito, disse que ficou gratificado  pelo fato de suas obras terem sido alvo dos debates. “É sinal que estamos no caminho certo, e isso nos incentiva a seguir firme em nossa trajetória literária”, afirmou.

sábado, 26 de novembro de 2011

COMEMORAÇÃO - Academia Gurupiense de Letras completa 12 anos

 Na imagem, registro de alguns integrantes das Academias Tocantinense e  Gurupiense de Letras
  
Debora Ciany
 
Em sessão solene no auditório da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Gurupi, a 240 km de Palmas, será comemorado hoje, a partir das 20 horas, o 12º aniversário de fundação da Academia Gurupiense de Letras (AGL). O evento também será marcado pela posse da nova diretoria, que fica a frente da AGL até 2013, sob a presidência do escritor, advogado e professor José Maciel de Brito.


Na ocasião, a AGL entregará diploma de Honra ao Mérito aos professores Maria Wellitania Oliveira e Fabiano Donato Leite, do Centro Universitário Unirg, em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos no fomento e incentivo à literatura e à produção textual de seus alunos.


Na mesma solenidade também acontecerá o ingresso do escritor goiano Carlos Viveiros no quadro de membros correspondentes. Ainda serão assinados editais de abertura para preenchimento de vagas, para as cadeiras 27 e 28, do quadro de membros efetivos, além de mais duas vagas para o quadro de membros correspondentes.


Dentre as propostas da nova gestão da AGL estão à realização, a promoção de certames e eventos literários em parceira com outras instituições; a realização de sessões da AGL em escolas; publicação de obras de autores gurupienses; e ações que facilitem o desenvolvimento da literatura.



Academia

Primeira instituição do gênero a ser fundada numa cidade do interior tocantinense, a Academia Gurupiense de Letras foi criada em 30 de novembro de 1999, por iniciativa dos escritores Zacarias Martins e Gil Correia. Atualmente conta com um quadro de membros efetivos, composto por 40 cadeiras, das quais, 26 estão ocupadas por escritores de Gurupi. Possui ainda, o quadro de membros correspondentes, destinado a escritores de outras cidades do Tocantins, do Brasil ou mesmo do exterior, e que tenham se destacado no fazer literário.



Nova diretoria
 
Além do presidente José Maciel de Brito, compõem a nova diretoria da AGL Eliosmar Veloso (vice-presidente); Zacarias Martins (secretário Executivo) e Marilde de Almeida Gomes (tesoureira). A diretoria conta ainda com dois suplentes: Ana Márcia Barros Sousa da Silva e José de Ribamar Alves dos Santos. O acadêmico Gil Correia é o orador oficial. Já no Conselho Fiscal da AGL vão ser empossados como membros titulares Ednéa Amâncio da Silva Rezende, Marcus Tullius Cícero Barros Loureiro e Maria de Jesus Souza Lima, além dos suplentes José Carlos Ribeiro da Silva, Deusderes Alves Acácio e João Gomes da Silva.




Fonte: Jornal do Tocantins
26.11.2011

sábado, 5 de novembro de 2011

Suely Rocha lança novo livro de poesias


A escritora e poetisa  Suely Rocha está com novo livro na praça. Trata-se de “Fala, Poeta”, publicado pela Editora Veloso, onde a autora reuniu uma seleção especial de seus mais recentes trabalhos poéticos.  

Mas o que vem  a ser poesia de fato? Poesia, na verdade, é uma exteriorização de sentimentos.  Se o texto não tem sentimento, não passa de um amontoado de palavras. Por isso, há que se destacar, nesse contexto, o papel primordial da figura da autora que busca sempre nos brindar com belas páginas poéticas.

Suely Rocha já  mostrou que tem a poesia correndo pelas veias, sempre escrevendo de forma despojada, porém, impregnada do mais puro sentimento.



Com esse novo trabalho, a autora nos apresenta uma forma diferente de ver o mundo, a partir da ótica de uma operária braçal da palavra, onde, com seus versos diáfanos e cristalinos nos mostra que a vida é muito mais que os nossos olhos possam ver.


PERFIL DA AUTORA
Suely Rocha nasceu na cidade de Estreito (MA), no dia 26 de dezembro de 1970. Filha do casal Cícero da Silva Rocha e Luzia Mota da Rocha.
Após uma convivência com as Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, em 1994, ingressou na vida religiosa, na Casa de Formação, em São Luís do Maranhão, sendo transferida, mais tarde, para o noviciado em Caturaí (GO), para estudo e aprofundamento da vocação religiosa.

Em meados de 1998, após longa reflexão, decidiu retirar-se da vida religiosa, vindo residir em Divinópolis do Tocantins, onde trabalhou como bibliotecária por dois anos na Biblioteca Municipal Jaime Câmara.

No período de 2001 a 2010, trabalhou na Escola Municipal Isabel Carlos Wanderley, como bibliotecária, desempenhando atividades de incentivo à leitura e no Laboratório de Informática.

Sua estréia no mundo da literatura aconteceu em  2002, quando participou do I Concurso de Poesias e Crônicas Tocantinenses,  promovido pela Fundação Cultural do Tocantins, conquistando o segundo  lugar com a poesia “O Brasil que eu quero”.

Pela Editora Kelps, de Goiânia (GO), publicou  dois livros de poesias: “Asas da Liberdade” (2006) e “Semeando Palavras Colhendo Poesias” (2008). Em 2009,  teve sua poesia  “Em nome da liberdade” classificada com  Destaque no   VI Concurso Newton Braga de Poemas,  promovido pela Academia Cachoeirense de Letras.

É graduada em Psicopedagogia pelo IGEP (Instituto Gênesis de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), conveniado com as Faculdades FTB e UNICESP de Brasília/D.F , e em Tecnologias em Educação (Lato Sensu), pela Coordenação Central de Educação (CCEAD) da PUC-Rio, (SEED/MEC)
Integra o quadro de Membros Correspondentes da Academia Gurupiense de Letras e da Academia Cachoeirense de Letras. Atualmente é professora na Escola  Classe Morro do Sansão, em Sobradinho (DF), onde também  mantém o blog Paiol Literário.