Seguidores

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Fnac-chiado acolhe recital Mais Brasil – da Amazônia para o Mundo

O poeta Carlos Correia Santos autografando sua obra em Portugal

Lisboa- Na última segunda-feira, 6, o espaço café da Fnac-Chiado tornou-se pequeno para de 60 convidados para assistir à o lançamento e sessão de autógrafos do premiado romance amazónico “Velas nas Taperas”, do poeta paraense, Carlos Correia Santos . O recital literário contou também com uma mostra de música brasileira e amazônica a cargo dos artistas Fercy Nery (na voz e violão) e Attila Argay (na bateria).

Carlos explicou que a obra é o resultado de seis anos de pesquisas, e teve como estudo o núcleo urbano erguido pela Cia Ford nos anos 20, na selva amazônica, com o objetivo de látex destinado à fabricação de pneus que seriam utilizados empresa automobilística. Infelizmente o projeto foi abandonado após a plantação de seringueiras sofrer um ataque de uma praga.

Carlos Correia Santos, estava visivelmente emocionado pelo sucesso absoluto do lançamento do seu livro, e agradeceu a todos os presentes sendo que muitas pessoas vieram de tão longe para prestigiar mais uma conquista, e desta vez em solo europeu. Na platéia foi possível ver pessoas como a Jornalista e representante da Embaixada do Brasil em Portugal, Anete Ferreira, (conceituada correspondente de vários veículos Estrangeiros em Lisboa), o poeta africano, José Luis Tavares, jornalistas, fotógrafos, e outros apreciadores relacionadas à arte brasileira e portuguesa, em resumo um grande público.

Durante a cerimónia o autor declamou sobre a Amazônia manifesto/floresta, ribeirinhos/Rios, flor do Grã-Pará, lembrando a beleza e o encanto de Belém do Pará. Uma belíssima mostra musical com os artistas Fercy Nery e Attila Argay, que embalou o público com músicas como Asa Branca, de Luis Gonzaga, O que será (Chico Burque de Holanda), Indauê Tupã A Loa do espírito da Canoa.

Foto e texto: Leide Curcino

Um comentário:

João Bosco Maia disse...

Vagando nessas tantas ruas virtuais, encontrei tua porta de amante das Letras aberta - e entrei. Devo anunciar-me como um desses que diz "Oi, de casa! Trago aqui em minhas mãos a chave para dias melhores: escrevo e vendo livros!". Assim, venho te convidar para visitar o meu blog e conhecer as sinopses de meus romances, a forma de adquiri-los e, posteriormente, discuti-los. Três deles estão disponíveis inclusive para serem baixados “de grátis”, em formato PDF.
Um grande abraço literário,

João Bosco Maia