Seguidores

segunda-feira, 4 de abril de 2011

ESTAMOS DE OLHO - Biblioteca de Gurupi com problemas

Fundada em 1996 e instalada na Praça do Centro Cultural Mauro Cunha, a Biblioteca Municipal de Gurupi, no Sul do Estado, está passando por problemas de infraestrutura. Atualmente o local conta com 15 funcionários e cerca de 16 mil livros, sendo que desse total apenas 12 mil estão catalogados. Entre os problemas encontrados no prédio consta a falta de segurança, já que parte dos vidros das janelas estão quebrados, além de infiltração e parte do forro que desabou na última semana.

Problemas

O local dispõe de alguns aparelhos de ar condicionado, mas que não estão conectados à energia elétrica, já que o sistema que existe no local não comporta a carga dos aparelhos. E já que estes aparelhos não funcionam no local, os ventiladores que seriam para substituir a ausência de tais aparelhos também não estão funcionando. No centro da sala, parte do forro está quebrado e, em um dos banheiros da unidade, o forro desabou completamente na última semana.

Repercussão

Pela 1ª vez na biblioteca de Gurupi, o estudante Guibson da Silva Soares, emitiu sua opinião. "Acho que deveria ter mais ventilação, iluminação. É primeira vez que venho, mas já deu pra perceber que a estrutura está cheia de problemas", frisou.O titular das Academias Tocantinense e Gurupiense de Letras, o escritor Zacarias Martins, lamenta a situação em que se encontra a biblioteca que, segundo ele, sequer conta com a figura de uma bibliotecária para administrá-la. "Não vemos nenhuma campanha promovida pela biblioteca para incentivar a leitura. O acervo de livro está desatualizado e as condições das instalações do prédio são precárias e não é de hoje", afirma Martins, lamentando a falta de políticas públicas consistentes para o setor.

Verba

O Secretário Municipal de Cultura, Chico Chocolate afirmou que está ciente dos problemas, mas afirma que a falta de verba impede que os reparos sejam realizados. O secretário explica ainda sobre a renovação do acervo e melhores condições para quem visita o local em busca do conhecimento. "Estamos com a equipe de manutenção de prédios municipais da Prefeitura reduzida, mas já estamos tomando providências para a realização de reparos, incluindo o teto. A biblioteca não oferece nenhum risco para os visitantes em relação a sua estrutura" disse. Questionado sobre o acervo e sobre uma reforma completa na unidade, o secretário pontuou. "Não há previsão para uma reforma completa no local, faremos apenas reparos de imediato. O nosso acervo é exemplar, mas já temos um cadastro no sistema nacional para o recebimento de novos exemplares que irão atualizar nosso estoque", afirmou. (Ceila Menezes - Jornal do Tocantins - 03.04.2011).▩

Nenhum comentário: