Seguidores

segunda-feira, 4 de abril de 2011

ESTAMOS DE OLHO - Biblioteca de Gurupi com problemas

Fundada em 1996 e instalada na Praça do Centro Cultural Mauro Cunha, a Biblioteca Municipal de Gurupi, no Sul do Estado, está passando por problemas de infraestrutura. Atualmente o local conta com 15 funcionários e cerca de 16 mil livros, sendo que desse total apenas 12 mil estão catalogados. Entre os problemas encontrados no prédio consta a falta de segurança, já que parte dos vidros das janelas estão quebrados, além de infiltração e parte do forro que desabou na última semana.

Problemas

O local dispõe de alguns aparelhos de ar condicionado, mas que não estão conectados à energia elétrica, já que o sistema que existe no local não comporta a carga dos aparelhos. E já que estes aparelhos não funcionam no local, os ventiladores que seriam para substituir a ausência de tais aparelhos também não estão funcionando. No centro da sala, parte do forro está quebrado e, em um dos banheiros da unidade, o forro desabou completamente na última semana.

Repercussão

Pela 1ª vez na biblioteca de Gurupi, o estudante Guibson da Silva Soares, emitiu sua opinião. "Acho que deveria ter mais ventilação, iluminação. É primeira vez que venho, mas já deu pra perceber que a estrutura está cheia de problemas", frisou.O titular das Academias Tocantinense e Gurupiense de Letras, o escritor Zacarias Martins, lamenta a situação em que se encontra a biblioteca que, segundo ele, sequer conta com a figura de uma bibliotecária para administrá-la. "Não vemos nenhuma campanha promovida pela biblioteca para incentivar a leitura. O acervo de livro está desatualizado e as condições das instalações do prédio são precárias e não é de hoje", afirma Martins, lamentando a falta de políticas públicas consistentes para o setor.

Verba

O Secretário Municipal de Cultura, Chico Chocolate afirmou que está ciente dos problemas, mas afirma que a falta de verba impede que os reparos sejam realizados. O secretário explica ainda sobre a renovação do acervo e melhores condições para quem visita o local em busca do conhecimento. "Estamos com a equipe de manutenção de prédios municipais da Prefeitura reduzida, mas já estamos tomando providências para a realização de reparos, incluindo o teto. A biblioteca não oferece nenhum risco para os visitantes em relação a sua estrutura" disse. Questionado sobre o acervo e sobre uma reforma completa na unidade, o secretário pontuou. "Não há previsão para uma reforma completa no local, faremos apenas reparos de imediato. O nosso acervo é exemplar, mas já temos um cadastro no sistema nacional para o recebimento de novos exemplares que irão atualizar nosso estoque", afirmou. (Ceila Menezes - Jornal do Tocantins - 03.04.2011).▩

Um comentário:

Fanzine Episódio Cultural disse...

COMO PARTICIPAR NAS EDIÇÕES DO EPISÓDIO CULTURAL?
O Fanzine Episódio Cultural é um jornal bimestral sem fins lucrativos, distribuído gratuitamente no sul de Minas Gerais, São Paulo (capital), Salvador-BA e Rio de Janeiro. Para participar basta enviar um artigo sobre esporte, moda, sociedade, curiosidades, artesanato, artes plásticas, turismo, biografias, livros, curiosidades, folclore, saúde, Teatro, cinema, revistas, fanzines, música, fotografia, mini contos, poemas, etc.
Contato: Carlos (editor)
(35) 3295-6106
(35) 8833-9255
machadocultural@gmail.com
http://www.fanzineepisodiocultural.blogspot.com
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=1464676950&ref=profile

VEJA NOSSA LOGO NA FEIRA DO LIVRO DE POÇOS DE CALDAS 2011
http://www.feiradolivropocosdecaldas.com.br/