Seguidores

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Festival Cultural movimenta Colinas do Tocantins e região



O mês de maio promete movimentar a cidade de Colinas do Tocantins, no norte do Estado, com a terceira edição do Festival Cultural da cidade. O evento é promovido pelo Governo Municipal, por meio da Diretoria Municipal de Cultura. Ao todo, mais de R$ 12 mil reais serão distribuídos como premiação entre os vencedores das categorias Dança, Música, Teatro e Poesia.

A inscrição para o Festival é gratuita e pode ser feita via Sedex ou diretamente na sede da Diretoria Municipal de Cultura, localizada na Rua Raul do Espírito, S/Nº – Setor Central. CEP: 77760-000. Colinas do Tocantins-TO.

Para ter acesso ao regulamento completo e ficha de inscrição, clique AQUI

As inscrições no segmento Dança poderão ser feitas, presencialmente até o dia 16 de maio, ou por Sedex, via Correios, até o dia 13 de maio.

Já a área de Música foi dividida nas modalidades Inédita, Gospel e Livre. Para participar é necessário ter mais de 16 anos e ainda não ter gravado CD. As inscrições poderão ser feitas até o dia 13 de maio. A final ocorre no dia 21 de maio.

O certame ligado ao segmento Poesia será realizado nos dias 19 e 20 de maio e contará com duas categorias, sendo elas Livre e Rede Municipal. As inscrições para esse segmento vão até o dia 16 de maio.

Em relação ao segmento Teatro, as inscrições poderão ser efetuadas presencialmente até o dia 16 de maio ou por Sedex, via Correios, até o dia 13 de maio.

Serão escolhidos 12 trabalhos cênicos que se apresentarão no dia 18 de maio.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Onde é que fica?


Passando os olhos de forma mais atenta nos anais da Câmara Municipal de Gurupi, no sul do Estado, não há como não notar a presença de inúmeras curiosidades devidamente registrados para a posteridade.

Fica nitidamente clara, ao logo dos anos, que a preocupação de certos edis em "mostrar serviço" está mais ligada à quantidade do que a qualidade.

Um bom exemplo disso é o expressivo número de projetos de lei mudando a denominação de ruas, avenidas, praças e de outros logradouros públicos.

Alguém por acaso sabe onde fica a Praça Francisco Henrique de Santana?
Alguns dos moradores mais antigos de Gurupi, se puxarem pela memória, talvez se lembrarão que essa praça é aquela onde está localizada o Centro Cultural Mauro Cunha, outrora também conhecida como Praça do Mercado Velho e que hoje, tem quem a chame de Praça da Feirinha, por causa da Feira da Amizade que acontece aos sábados naquele local e, também, de Praça do Centro Cultural.

Também, por força de lei, aquela praça que fica localizada na entrada da Vila Guaracy se chama de Praça Epaminondas Cordeiro de Araújo, em homenagem a esse empresário que em vida, presidiu a Associação Comercial e Industrial de Gurupi. Mas quem sabe disso, além do vereador autor da proposta, de mim e de familiares do homenageado, é claro?

E a conhecidíssima Praça D'Abadia, bem no centro da cidade, será que é este o seu nome oficial? Um olhar mais atento e vamos ver uma placa quase imperceptível naquele logradouro público, onde está registrado que ali é a Praça João Borges Leitão.

Bem que se tentou mudar o nome da Avenida Beira Rio para Avenida Benjamin Rodrigues, em homenagem ao fundador da cidade. A lei, depois de devidamente aprovada pela Câmara de Vereadores, foi sancionada pelo Executivo Municipal, mas o nome até hoje não pegou.

Os nobres edis também não se esqueceram de colocar nomes de personalidades da vida gurupiense nos Postos de Saúde espalhados pela cidade, mas tais nomes até hoje não caíram no domínio popular. Todo mundo chama o posto de saúde com o nome do bairro onde ele está localizado. E pronto!

São quase uma centena de projetos devidamente aprovados e sancionados mudando nomes de ruas sem que os moradores fossem avisados de tais mudanças.

Não querendo desmerecer a homenagem às figuras ilustres (e outras nem tanto) da cidade, mas será que Gurupi não tem outras prioridades que mereçam mais atenção dos nossos legisladores?


domingo, 10 de abril de 2011

Edson Gallo vence eleição para presidente da Academia de Letras de Araguaina e Norte Tocantinense


O escritor, professor e pós-graduado em Literatura Brasileira Edson Gallo (foto), é o novo presidente da Acalanto - Academia de Letras de Araguaina e Norte Tocantinense. Gallo foi eleito neste domingo, 10, e vai comandar a entidade, anteriormente presidida pelo escritor Francisco Concesso, no triênio 2011/2013.

Três candidatos disputaram a eleição, sendo que Gallo recebeu 16 votos, Zequinha Decoles, 7, e Luiz Aparecido, 1. A posse da nova diretoria da Acalanto está marcada para o dia 30 de abril, em local ainda a ser definido.

Para o presidente eleito, na sua gestão a Acalanto contará com novos projetos que vão impulsionar a literatura na região norte do Estado.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

ESTAMOS DE OLHO - Biblioteca de Gurupi com problemas

Fundada em 1996 e instalada na Praça do Centro Cultural Mauro Cunha, a Biblioteca Municipal de Gurupi, no Sul do Estado, está passando por problemas de infraestrutura. Atualmente o local conta com 15 funcionários e cerca de 16 mil livros, sendo que desse total apenas 12 mil estão catalogados. Entre os problemas encontrados no prédio consta a falta de segurança, já que parte dos vidros das janelas estão quebrados, além de infiltração e parte do forro que desabou na última semana.

Problemas

O local dispõe de alguns aparelhos de ar condicionado, mas que não estão conectados à energia elétrica, já que o sistema que existe no local não comporta a carga dos aparelhos. E já que estes aparelhos não funcionam no local, os ventiladores que seriam para substituir a ausência de tais aparelhos também não estão funcionando. No centro da sala, parte do forro está quebrado e, em um dos banheiros da unidade, o forro desabou completamente na última semana.

Repercussão

Pela 1ª vez na biblioteca de Gurupi, o estudante Guibson da Silva Soares, emitiu sua opinião. "Acho que deveria ter mais ventilação, iluminação. É primeira vez que venho, mas já deu pra perceber que a estrutura está cheia de problemas", frisou.O titular das Academias Tocantinense e Gurupiense de Letras, o escritor Zacarias Martins, lamenta a situação em que se encontra a biblioteca que, segundo ele, sequer conta com a figura de uma bibliotecária para administrá-la. "Não vemos nenhuma campanha promovida pela biblioteca para incentivar a leitura. O acervo de livro está desatualizado e as condições das instalações do prédio são precárias e não é de hoje", afirma Martins, lamentando a falta de políticas públicas consistentes para o setor.

Verba

O Secretário Municipal de Cultura, Chico Chocolate afirmou que está ciente dos problemas, mas afirma que a falta de verba impede que os reparos sejam realizados. O secretário explica ainda sobre a renovação do acervo e melhores condições para quem visita o local em busca do conhecimento. "Estamos com a equipe de manutenção de prédios municipais da Prefeitura reduzida, mas já estamos tomando providências para a realização de reparos, incluindo o teto. A biblioteca não oferece nenhum risco para os visitantes em relação a sua estrutura" disse. Questionado sobre o acervo e sobre uma reforma completa na unidade, o secretário pontuou. "Não há previsão para uma reforma completa no local, faremos apenas reparos de imediato. O nosso acervo é exemplar, mas já temos um cadastro no sistema nacional para o recebimento de novos exemplares que irão atualizar nosso estoque", afirmou. (Ceila Menezes - Jornal do Tocantins - 03.04.2011).▩