Seguidores

sábado, 17 de abril de 2010

Tocantinenses são destaques no 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afrobrasileira

O projeto “Lagoa da Pedra e a Roda de São Gonçalo” foi aprovado no edital do 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afrobrasileiras. Prêmio é realizado pelo CADON – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves, em conjunto com a Fundação Cultural Palmares – FCP e patrocínio da Petrobras.

O projeto de autoria do repórter fotográfico Emerson Silva, co-autoria e curadoria do fotógrafo Manoel Júnior com pesquisas e textos do jornalista, educador, teólogo e mestre em Ciências do Ambiente, Wolfgang Teske, nasceu da necessidade de levar ao público o acervo obtido durante o estudo de caso de processo folkcomunicacional (estudo sobre processos de comunicação através das manifestações folclóricas e suas relações com a mídia), o livro A Roda de São Gonçalo na Comunidade Quilombola da Lagoa da Pedra em Arraias”, de autoria de Teske.

Esse projeto foi o único selecionado do Estado do Tocantins, dentre os 1001 inscritos em todo o Brasil.

Consta do projeto exposição fotográfica interativa com 30 fotos coloridas, tamanho 0.60 cm x 0.90 cm; montar quebra cabeça fotográfico de 1,00 x 1,70 para interagir com os visitantes da exposição; elaborar fotolivros, selos e cartões postais customizados para distribuição entre parceiros e instituições de cultura do Estado; realizar exposições virtuais e atividades fotográficas. A exposição será apresentada nas principais cidades do Estado e na própria comunidade quilombola Lagoa da Pedra, com o objetivo de valorizar e preservar suas origens, rituais e a manifestação religiosa conhecida como Roda de São Gonçalo – ritual empregado em pagamento a alguma graça alcançada ou concedida, por meio de uma promessa a São Gonçalo

Nenhum comentário: