Infelizmente, não foi desta vez. E a classe artística gurupiense está literalmente de luto. Está morto o espaço destinado à cultura e as artes em Gurupi. Em seu lugar, o que se vê, agora, é somente a arte mórbida afugentando a alegria antes reinante no centro Cultural Mauro Cunha.
Seguidores
segunda-feira, 17 de setembro de 2007
Infelizmente, não foi desta vez. E a classe artística gurupiense está literalmente de luto. Está morto o espaço destinado à cultura e as artes em Gurupi. Em seu lugar, o que se vê, agora, é somente a arte mórbida afugentando a alegria antes reinante no centro Cultural Mauro Cunha.
terça-feira, 11 de setembro de 2007
ANA MÁRCIA PARTICIPA DE ANTOLOGIA NACIONAL
Com o poema "Sem querer", a poeta Ana Márcia Barros, residente em Gurupi, está participando da Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos – Volume 38, lançada esta semana pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores (CBJE ), do Rio de Janeiro. Ana Márcia é titular da Academia Gurupiense de Letras.
Para produzir a obra, a CBJE avaliou centenas de trabalhos de autores de todo o país, sendo selecionados 67 que refletem, no seu conjunto, o atual momento da arte poética brasileira.
De acordo com Georges Martins, editor-executivo da CBJE, procurou-se reunir poetas de todas as idades e regiões, tendo sido mesclados temas e estilos dos mais diversos de forma a dar um caráter bastante abrangente a esta antologia.
PERFIL DA AUTORA
Ana Márcia Barros é natural de Goiânia (GO), onde nasceu aos 18 dias do mês de outubro de 1965. Poeta autodidata, estreou oficialmente no mundo da literatura, em meados de 1998, quando participou da Antologia Literária Internacional Del'Secchi, organizada em Vassouras (RJ), por Roberto de Castro Del'Secch. Nesse mesmo ano, participou da Antologia Mensageiro em Prosa & Verso, publicada em Porto Alegre (RS), pelo editor Arthur Filho. Já em 1999, participou do livro 2º Encontro de Escritores, publicado pela Livraria e Editora Borkc, da cidade gaúcha de São Luiz Gonzaga. Também nesse mesmo ano, teve trabalhos inseridos no primeiro volume da Antologia Literária da Universidade do Paraná - Unipar e no Anuário de Poetas e Escritores de Gurupi. É verbete no Dicionário Biobibliográfico de Autores Brasileiros Contemporâneos, publicado em 1997 em Teresina (PI), sob a organização de Adrião Neto, da Academia Piauiense de Letras. Também se encontra presente no Endereçário Cultural, publicado em Santa Catarina pelo ativista cultural Abel Pereira. É titular da Academia Gurupiense de Letras, onde ocupa a Cadeira de nº 5. Pertence ainda, a Academia Petropolitana de Poesia Raul de Leoni (RJ), Associação de Escritores do Amazonas, Casa do Poeta Belmiro Braga, de Juiz de Fora (MG), Casa do Poeta e do Escritor de Ribeiro Preto (SP) e Sociedade de Cultura Latina do Brasil. Integrou o Colégio Eleitoral do Prêmio Multicultural Estadão 2000. É autora do livro Caminhos (poesias), publicado em 2000.
sexta-feira, 7 de setembro de 2007
Martins explica que há 30 anos o livro é publicado com sucesso garantido de vendas. O motivo desse sucesso, segundo ele, é que se trata-se de uma espécie de mini-biblioteca. "No Almanaque Santo Antônio o leitor vai encontrar de tudo um pouco: curiosidades, datas comemorativas, dicas de culinária, noções de ecologia, educação, folclore, passatempo, saúde, além de fatos que marcara a história brasileira e universal e muito mais", afirma, creditando a boa aceitação da publicação por parte dos leitores devido suas mensagens serem apresentadas em linguagem lúdica e de fácil assimilação.
quarta-feira, 5 de setembro de 2007
AGL
Podem concorrer às vagas, escritores com livros publicados e que não residam em Gurupi, enviando ofício acompanhado de currículo vitae, breve biografia literária, livros publicados e recortes de jornais, com matérias publicadas sobre suas obras. Os documentos deverão ser encaminhados para o Caixa Postal 35, CEP: 77402-970 - Gurupi e a inscrição é gratuita.
Mais informações com o secretário executivo da AGL, Zacarias Martins, pelo telefone (63) 8413-2151
CORAL TOCANTO FARÁ APRESENTAÇÃO
Foto: Cláudio Roberto - Ascom/Unirg
O Coral Tocanto, da Casa de Cultura da Fundação Unirg, estará participando de 26 a 30 deste mês, do ENCORAL 2007 - Encontro Internacional de Coros, em Maceió (AL), sob o tema - Nordeste: Um canto vivo do Brasil! . O ENCORAL é um Festival reconhecido pelo seu alto nível das participações musicais brasileiras e convidados internacionais.
De acordo com a regente do coral , Mira Benvenuto, o Tocanto vem se preparando desde o início do ano, quando recebeu o convite pela organização do Festival. O ENCORAL tem como objetivo maior divulgar os Coros Brasileiros e os trabalhos de Coros Internacionais, incentivando, ampliando e estimulando o movimento de Canto Coral nas Instituições Públicas e Privadas do Brasil.
Para Mira Benvenuto, o fato do Coral Tocanto ter sido convidado a participar deste evento se constitui em motivo de grande honra e reconhecimento do trabalho já desenvolvido há nove anos. Além da participação oficial no Teatro Gustavo Leite, em Maceió, o Tocanto se apresentará também nas cidades vizinhas de Marechal Deodoro, Arapiraca e Coruripe.
Hoje o Coral Tocanto conta com 20 componentes, entre eles músicos profissionais, professores da Casa de Cultura da UNIRG. São eles: Moisés Ribeiro (Flautista), Nilson Meireles (violonista), Andrea Santana (pianista), Mira Benvenuto (Regente), Cristiano Cabral (Ator convidado ), e demais músicos convidados, são eles Antônio Belarmino (Trombonista), Leila Theóplilo (Pianista e Cantora), Carla Valéria (Cantora).
O Coral Tocanto se apresentará com um repertório eclético entre o clássico, popular e o regional. Algumas músicas do repertório, constam de Glória in Excelsis Deo (Mozart), Lata D'água na Cabeça (Marcos Leite), Passarim do Jalapão (Dorivã), Sob o Peso da Cangalha (Gilson Cavalcante ePaulo Albuquerque) dentre outras. Esta participação em Maceió tem o patrocínio da Fundação UNIRG e o apóio da deputada estadual Josi Nunes (PMDB), que não estão medindo esforços para viabilizar a participação de todos os integrantes. Nesse importante evento.
(Zacarias Martins)