Dentro de pouco tempo, Divinópolis do Tocantins deve contar com uma Academia de Letras. Projeto de lei nesse sentido, de autoria do vereador Orlandin da Boa Fé (PSD), foi aprovado pelo Legislativo local e se encontra no aguardo da sanção do prefeito Padre Florisvane (PSD).
A concretização da Academia de Letras de Divinópolis do Tocantins (ALD) se dá graças ao incentivo dos escritores Luciano Moreira, César Lustosa e do vice-presidente da Academia de Letras de Paraíso do Tocantins, Toni Ferreira, todos empenhados no fomento da atividade literária na região do chamado Vale do Araguaia.
Divinópolis será a nona Academia de Letras do Tocantins, além, é claro, da Academia-Mãe, a ATL – Academia Tocantinense de Letras, hoje presidida pela escritora Mary Sônia Valadares. As cidades tocantinenses que já contam com uma Academia de Letras são: Gurupi, Palmas, Porto Nacional, Araguaína, Dianópolis, Paraíso do Tocantins, Araguacema e Arraias. A primeira cidade do interior tocantinense a criar uma Academia foi Gurupi, em 30 de novembro de 1999. (Zacarias Martins)