Seguidores

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Divinópolis do Tocantins contará com uma Academia de Letras


Dentro de pouco tempo, Divinópolis do Tocantins deve contar com uma Academia de Letras. Projeto de lei nesse sentido, de autoria do vereador Orlandin da Boa Fé (PSD), foi aprovado pelo Legislativo local e se encontra no aguardo da sanção do prefeito Padre Florisvane (PSD).

A concretização da Academia de Letras de Divinópolis do Tocantins (ALD) se dá graças ao incentivo dos escritores Luciano Moreira, César Lustosa e do vice-presidente da Academia de Letras de Paraíso do Tocantins,  Toni Ferreira, todos empenhados no fomento da atividade literária na região do chamado Vale do Araguaia.

Divinópolis será a nona Academia de Letras do Tocantins, além, é claro, da Academia-Mãe, a ATL – Academia Tocantinense de Letras, hoje presidida pela escritora Mary Sônia Valadares. As cidades tocantinenses que já contam com uma Academia de Letras são: Gurupi, Palmas, Porto Nacional, Araguaína, Dianópolis, Paraíso do Tocantins, Araguacema e Arraias. A primeira cidade do interior tocantinense a criar uma Academia foi Gurupi, em 30 de novembro de 1999. (Zacarias Martins)

Professor José Antônio marca sua estreia no mundo da literatura



Por Zacarias Martins

Pela Editora Veloso,  o professor José Antônio, de Riachinho, no norte do Tocantins,  está fazendo a sua estreia no universo literário com o romance intitulado “O Injustiçado – As provações do jovem Frederico”A obra se concretizou após um grande estímulo que o autor recebeu por parte do festejado escritor Pedro Albeirice, que atua na UFT de Araguaína.

Drama e mistério

Segundo o autor, trata-se  de uma narrativa de ficção, inspirada em fatos reais, que apresenta,  em seu enredo, um pouco de drama e mistério, ao mesmo tempo em que narra a euforia de um jovem promissor, de uma inteligência invejável e de um caráter grandioso.

Credenciais do autor

José Antônio é licenciado em Matemática pelas Faculdades Integradas de Ariquemes –FIAR/CESUAR,  e em  Pedagogia  pela Unitins. Professor da rede pública de ensino há 15 anos, Também exerceu a função  de Coordenador Pedagógico. Atualmente, está lotado como professor na Escola estadual São José, em Piraquê, a 470 km de Palmas.