Seguidores

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Academia de Letras de Taguatinga-DF comemora seu Jubileu de Prata


A Academia de Letras de Taguatinga, no Distrito federal (ALT-DF), sob a presidência do escritor Gustavo Dourado (foto), promove, neste sábado, (15/10) solenidade comemorativa ao Jubileu de Prata da instituição. O evento acontece às 19 horas, no Teatro da Praça do Espaço Cultural de Taguatinga, situado na CNB 1 Área Especial 1 - Av. Comercial Norte.


Na oportunidade, haverá o lançamento do Jornal Alternativus-5 e a posse de novos acadêmicos e acadêmicas beneméritas da ALT-DF: Arlete Sylvia, embaixadora Gabriela Garcia,Washington Dourado, deputada Rejane Pitanga, comandante Márcia Stein, Francisco Solimar do Nascimento, Diego Matos Costa, Angelita Fernandes Pereira, Aneir Adriano, Eloisa da Silva Santos, Terezy Godoi, Meireluce Fernandes, Marluce Inês, Martins, Paulo Silva, André Pullig, Leila Maria, Elias Gomes Santana, Fabiana Barbosa, Edir Pina Barros, Rubens Cruvinel, Marcilene Siqueira, Shirlene Rodopoulos, Célia Rios, Antônio Lélis, Jucileide Gadelha, Adriano Brandão, Eileen Guedes Paiva e Mello, Adriano Amaral, entre outros.


Também faz parte da movimentada programação festiva a sessão de autógrafos com o lançamento de livros dos acadêmicos e acadêmicas da ATL-DF:Francisco Solimar do Nascimento, José Ferreira Simões, José Orlando Pereira da Silva, Custódia Wolney, Hélio Soares Pereira, Emanuel Lima, Lúcia Emília, Astrogildo Miag, Pedro Gomes, Pedro Rodrigues, Milhênia, Aydson Cruz, Donato Epifânio, Elias Gomes Santana.


terça-feira, 11 de outubro de 2011

Teatro SESC, de Palmas, recebe espetáculo baseado em obra do autor de Moby Dick



O Teatro SESC, de Palmas, apresenta nesse final de semana a peça teatral Bartleby, montagem baseada no conto clássico de Herman Melville e adaptada pelo dramaturgo espanhol José Sanchis Sinisterra. O espetáculo faz uma abordagem crítica das relações humanas no mundo moderno. Mais de 120 apresentações já foram realizadas na região sul e sudeste do país com grande sucesso de público. A temporada em Palmas acontece nos dias 14 e 15 de outubro com sessões às 21h e 16 de outubro, às 18h. A entrada é gratuita.

Bartleby foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2011/2012 e irá apresentar-se em seis capitais brasileiras garantindo acesso gratuito ao espetáculo. O objetivo é ampliar e democratizar o acesso à informação, cumprindo importante papel social, educacional e cultural. O espetáculo dirigido por Joaquim Goulart e Daniela Carmona conta com duas indicações ao Prêmio Shell 2008 São Paulo.

Sobre a peça

Baseado no conto homônimo do americano Herman Melville, autor do célebre romance de aventuras “Moby Dick”, o espetáculo “Bartleby” posiciona-se como um importante meio de reflexão e utiliza a linguagem teatral como veículo de expressão e como fonte de ampliação do conhecimento e do pensamento crítico. Em meio a uma atmosfera de muito humor, lirismo e intelectualidade, o espectador é convidado a refletir acerca de temas como: o materialismo exacerbado, a difusão da violência, o fracasso ideológico, o individualismo contrastando com a perda da identidade, o nada de vontade, as relações de trabalho e poder em uma sociedade capitalista e alienante.

A história é narrada por um advogado de Wall Street, um homem de meia-idade, cercado por severos padrões sociais. Em seu escritório, ele convive com estranhos personagens reproduzindo ofícios robotizados. Fechado em seu mundo, Bartlely diz apenas: “prefiro não” a cada vez que é solicitado a executar alguma ação ou tarefa. Os atores Gustavo Falcão, Duda Mamberti, Rafael Leal, Claudio Gabriel e Eduardo Richie compõem o elenco.


(Camila Takahashi- Ascom/SESC-TO)