O 1º Luau Literário é voltado para professores e alunos do curso. O evento contará com a presença de músicos e escritores regionais: Paulo Albuquerque, Núbio Brito, Zacarias Martins e Beto Naves.
Seguidores
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Curso de Letras do Centro Universitário Unirg realiza o 1º Luau Literário
O 1º Luau Literário é voltado para professores e alunos do curso. O evento contará com a presença de músicos e escritores regionais: Paulo Albuquerque, Núbio Brito, Zacarias Martins e Beto Naves.
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
Acalanto promove lançamento do livro de Osmar Casagrande
Numa parceria com o Colégio Nerd’s, a Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense (Acalanto), promove, nesta sexta-feira (30), o lançamento do livro “A Casa (in) cômodos (di)versos”, de autoria do poeta Osmar Casagrande (foto). A noite de autógrafos acontece a partir das 19 horas, no auditório do colégio. Na oportunidade, haverá um recital com poemas do livro e o autor fará uma palestra sobre os principais aspecto desse seu trabalho.
“A Casa - (in)cômodos (di)versos”, foi publicado pela Editora Kelps, de Goiânia, tendo sido indicado para o próximo exame do vestibular da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Nas 132 páginas da obra, Osmar Casagrande foi buscar no romantismo a inspiração para exteriorizar belas páginas poéticas. Em 2002 o autor já havia lançado “Retalhos,” livro de contos.
Em seu exercício de constante ressignificação, a “casa” é, em verdade, uma planta arquitetônica da vila / cidade / país / mundo em sua amplitude de intencionalidades. É uma casa mundana, onde não faltam as aventuras de altos vôos do espírito, à qual o autor nos convida constantemente a penetrar, ocupar, gozar, num à vontade desses do interior.
“No livro faço a apresentação de cada cômodo. Desse modo o visitante saberá sempre o que há em cada um deles antes de aventurar-se. Aliás, penso que isso ajuda em muito orientar o sentido da idéia casa”, explica o autor, fazendo um convite especial para que o leitor adentre nesse recinto totalmente impregnado de poesia da melhor qualidade.
SOBRE O AUTOR
Poeta plural e que tem por diretriz não se prender a temas ou estilos pré-estabelecidos, Osmar Casagrande consegue produzir uma poesia vibrátil e ao mesmo tempo multiforme e irisada, combinações essas que contribuem sobremaneira para cativar ainda mais o leitor ao se deparar com belas páginas poéticas.
Osmar Casagrande é natural de Presidente Epitácio (SP). Graduado em Publicidade e Propaganda, tem ainda destacada atuação como ator, dramaturgo, contista, apresentador em TV, documentarista e poeta. É membro fundador da Academia Palmense de Letras (APL), da qual é o atual vice-presidente. Trabalha na Fundação Cultural do Estado, na função de gerente de Literatura. (Zacarias Martins)
Foto de Auro Giuliano
domingo, 18 de setembro de 2011
Projeto Café com Letras homenageia Juarez Moreira Filho em Gurupi
O escritor regionalista Juarez Moreira Filho, será homenageado neste domingo, (18) em Gurupi, a 240 km de Palmas, durante o Projeto Café com Letras, que acontece a partir das 17 horas, na Pizzaria Santo Canto, na Avenida Pará, centro da cidade.
De acordo com o escritor e presidente eleito da Academia Gurupiense de Letras (AGL), José Maciel de Brito, o Projeto Café com Letras surgiu a partir de uma idéia da doutoranda e professora de Literatura Portuguesa e Cultura Brasileira, Wellitania Oliveira, que atua no Curso de Letras do Centro Universitário Unirg. O objetivo é reunir, num ambiente agradável um seleto grupo de intelectuais e professores para discutir literatura e falar de projetos literários e de incentivo ao hábito da leitura.
A primeira edição desse projeto aconteceu no final do mês de maio, quando foi homenageada a poeta e escritora Zefinha Louça. “Fizemos o primeiro evento como um projeto piloto. E como os objetivos foram plenamente alcançados, decidimos dar continuidade ao Café com Letras, sempre buscando, em cada encontro, homenagear um autor tocantinense”, explicou Wellitania.
HOMENAGEADO
Juarez Moreira Filho é escritor regionalista atuante no Tocantins, vice-presidente da Academia Tocantinense de Letras (ATL). Foi o autor regional homenageado da Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit), realizada este ano, em Palmas. Possui publicadas as seguintes obras: “Oco do Mundo” (romance), “Rancho Alegre” (memórias), “Mangaratiba - Peões. Boiadas. Tropas & Bruacas” (memórias), “Tipos de Rua” (contos), obra adotada para o Vestibular-2011, da Universidade Federal do Tocantins – UFT, “Risos & Lágrimas” (memórias); “Perfil da Academia Tocantinense de Letras” (história/biografias), “Patronos da ATL” (história/biografias); “À Sombra do Ipê” (crônicas) e o livro de contos “Tipos Pitorescos”. (Zacarias Martins)