A posse da nova diretoria está prevista para acontecer no próximo dia 29 de outubro, no Centro Cultural Mauro Cunha, quando na oportunidade, também será realizado o Seminário Intermunicipal de Cultura.
Seguidores
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Associação de Artes de Gurupi elege nova diretoria
A posse da nova diretoria está prevista para acontecer no próximo dia 29 de outubro, no Centro Cultural Mauro Cunha, quando na oportunidade, também será realizado o Seminário Intermunicipal de Cultura.
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Comunidade Bahá'í intensifica ações em Gurupi
Com aproximadamente 7 milhões de adeptos, a Comunidade Bahá’í é a segunda religião mais difundida no mundo, superada apenas pelo Cristianismo, conforme afirma a Enciclopédia Britânica. Os bahá’ís residem em 178 países do mundo, em praticamente todos os territórios e ilhas do globo. No Brasil a Comunidade Bahá’í está estabelecida desde fevereiro de 1921 e hoje é reconhecida por estabelecer projetos de desenvolvimento econômico e social em diversas regiões do país Já no Tocantins, os bahá’ís estão presentes em Palmas e Gurupi.
Com o objetivo de difundir os preceitos da Fé e dar suporte às ações desenvolvidas pela Comunidade Local, o professor universitário Pejman Samoori esteve no domingo e no feriado de segunda-feira, 12, visitando a Comunidade Bahá’í de Gurupi, cujo ponto de referência é a Estância Casa Branca, de propriedade da escritora Ednéa Rezende. Samoori, que concedeu entrevista à uma emissora de TV local, também participou de atividades promovidas pela Comunidade Bahá’í numa propriedade rural a 12 km da cidade.
Na oportunidade, Pejman Samoori explicou que a Fé Bahá'í tem como forte característica a unidade perfeita entre as condutas espiritual e social de cada ser humano. Assim, em seus escritos (tanto os revelados por Bahá'u'lláh e ‘Abdu'l-Bahá, quanto nos de escritores nossos contemporâneos) há muitos aspectos que se relacionam com nossa vida cotidiana, abordando temas vitais para a adequada evolução do homem no planeta, como a paz mundial, a preservação do meio ambiente, a eliminação de todo tipo de preconceito, entre outros.
“Por outro lado, a vida comunitária Bahá'í também tem suas peculiaridades, como a prática anual do jejum, por exemplo, além de seguir um calendário próprio.”, ressaltou. (Zacarias Martins)
sábado, 10 de outubro de 2009
Estamos na Academia Brasileira de Poesia
UTOPIA
Suely Rocha
Divinópolis do Tocantins
Se todos vivessem cada dia como se fosse o último,
como o mundo seria melhor!
Os jovens não entrariam nas drogas e prostituição,
mas se encontrariam para cantar a liberdade.
As crianças não seriam abortadas e violentadas,
mas seriam as sementes brotando para um novo dia.
As mulheres não seriam somente objeto de prazer,
mas geradoras de vida e esperança na força de ser mulher.
Os idosos não estariam nos asilos, nas ruas,
sendo vítimas da solidão e do descaso,
mas seriam fermento de participação na experiência vivida.
Não haveria pobres, mas igualdade,
onde todos poderiam participar de uma festa
que jamais acabaria!